Com pouco espaço e muita criatividade, a jardinista Carla Banietti conseguiu montar uma horta completa em um pequeno corredor

TEXTO MARINA GABAI
FOTOS VALERIO ROMAHN
PAISAGISMO CARLA BANIETTI

Quando a vontade de cultivar ervas e temperos fala mais alto, qualquer cantinho na área externa pode virar uma horta. Na casa de Carla Banietti, foi o corredor de 4,5 m de comprimento que ganhou esse status. Tudo porque,
depois de uma reforma, o espaço onde a jardinista até então cultivava alimentos e especiarias virou uma sala de jantar.
Disposta a não abrir mão de sua fonte doméstica de ingredientes para a cozinha, Carla enxergou na estreita faixa de terreno impermeabilizado o lugar ideal para uma horta elevada. Com criatividade e uma boa dose de bom gosto, ela projetou uma jardineira suspensa onde hoje crescem espécies como alecrim, manjericão, alface e tomate-cereja. E, como aproveitar bem os espaços era crucial, ela instalou treliças na parede para que servissem de suporte a jardineiras menores, também preenchidas com temperos. Confira com detalhes esse projeto inspirador.

SOLUÇÕES PRÁTICAS

Para poder cultivar suas ervas e temperos sem ter de quebrar o piso para abrir canteiros, Carla mandou construir uma jardineira suspensa de 3 m x 44 cm x 40 cm e levemente inclinada para frente, o que favorece o escoamento da água das regas. O material escolhido para a estrutura foi a madeira de peroba rosa, que resiste às intempéries e aguenta bem o peso do substrato.
Em vez de acomodar vasos individuais com cada tempero dentro da jardineira, a jardinista preferiu dividir a estrutura em cinco nichos que receberam uma camada de argila expandida, manta geotêxtil, substrato, e finalmente as mudas de alecrim, manjericão, salsinha, couve e alface.
Como aproveitar bem os espaços era essencial, o vão sob a jardineira foi usado como depósito de ferramentas e acessórios de jardinagem. Já a treliça de madeira – que uma amiga deu de presente para decorar a parede – virou um gracioso suporte para floreiras com alecrim e tomilho, além de vasos com orquídeas.
O resultado da combinação de todos esses elementos é uma obra compacta, eficiente e que deixa mais agradável a área externa da casa.