Aprenda a transformar um pedaço de bambu em uma jardineira cheia de charme

Texto Ana Vazzola | Fotos Valerio Romahn | Produção Aida Lima

Com criatividade e um pouco de habilidade no manejo da serra tico-tico, um pedaço de bambu-gigante pode se transformar em uma jardineira para decorar paredes. O ideal é que a peça seja autoclavada para resistir às intempéries. Caso não conte com esse tratamento, ela deve ser envernizada a cada seis meses.

Para preencher o recipiente, escolha plantas adequadas à luminosidade do local onde ficará a jardineira. Aqui foram usadas folhagens, mas quem preferir pode optar por floríferas, suculentas e até orquídeas. Depois basta pendurar a peça na parede com um prego ou um gancho.

MATERIAL NECESSÁRIO

1 pedaço de bambu-gigante
Serra tico-tico
Furadeira
Broca 8 para madeira
Broca chata de 1/2 polegada
Pincel
Impermeabilizante de madeira
Verniz
Ripa de madeira
Trena
Lápis
Caneta permanente

PASSO A PASSO

1. A primeira coisa a fazer é desenhar no bambu os nichos que serão abertos para o plantio das mudas. Posicione a ripa de madeira sobre a lateral do bambu e trace uma linha de uma ponta a outra. Faça o mesmo na outra lateral.

2. Com o auxílio da trena, meça 5 cm de baixo para cima a partir de um entrenó do bambu e marque com o lápis para delimitar a borda inferior do nicho. Repita o procedimento nos outros entrenós.

3. Vire a trena na horizontal e, na altura marcada no passo 2, faça um traço horizontal ligando as duas  linhas feitas no passo 1.

4. Meça agora 2 cm de cima para baixo a partir dos entrenós para marcar a borda superior da abertura, e faça o traço ligando as duas linhas verticais.

5. À mão livre, arredonde os cantos das aberturas para um acabamento mais elegante. Em seguida, reforce o traçado da área a ser cortada com uma caneta permanente.

6. Usando a furadeira e a broca 8, faça um furo largo o suficiente para encaixar a lâmina da serra tico-tico. Agora corte o bambu seguindo as linhas do desenho.

7. Com a broca chata, faça um furo de drenagem no fundo de cada nicho – ele deve ficar na parte mais baixa da base, onde a água tende a se acumular. Depois faça um furo no topo da jardineira para poder pendurá-la.

8. Com o auxílio do pincel, aplique o impermeabilizante na base dos nichos. Pinte somente até a altura onde começa a abertura – após o plantio, a terra vai esconder a pintura escura. Quando o produto secar, envernize todo o bambu, inclusive a parte impermeabilizada.

PLANTIO DAS ESPÉCIES

Assim que o verniz secar, é a hora de realizar o plantio das mudas. Veja como é fácil:

MATERIAL NECESSÁRIO

Jardineira de bambu
Terra pronta para jardim
Pá de jardinagem
Manta geotêxtil
Tesoura
Mudas de peperômia-pendente-variegada, tradescantia, samambaias e hera-variegada

1. Forre os nichos com um pedaço de manta geotêxtil para evitar que a terra desça pelo furo de drenagem.

2. Coloque um pouco de terra no nicho,  acomode uma muda e acrescente mais terra, até cobrir o torrão. Faça o mesmo nos demais nichos. Depois é só pendurar a jardineira na parede.