Kelly Cristina Serrano pergunta:

Qual a diferença entre terra comum de jardim e terra vegetal? Vejo sempre que, na obtenção de um bom solo, devem-se misturar esses dois tipos de terra, mas ainda não sei diferenciá-los. Quanto à utilização da areia para ter um solo bem drenado, uso a areia de construção mesmo?

Valerio Romahn responde:

A terra comum de jardim é aquela que você tira do seu terreno cada vez que vai abrir um buraco. Já a terra vegetal, ou terra preta, é uma terra rica em matéria orgânica, vendida em sacos. A areia de construção é mesmo a mais indicada quando há necessidade de que o substrato seja mais solto e aerado para drenar a água.

A mistura básica indicada para o plantio de espécies ornamentais é de uma parte de terra comum de jardim, uma de terra vegetal e uma de areia. Algumas plantas exigem diferentes composições de substrato. As mais comuns são:

Argiloso: duas partes de terra comum de jardim, duas de terra vegetal e uma de areia;
Arenoargiloso: uma parte de terra comum de jardim, uma de terra vegetal, uma de composto orgânico e uma de areia;
Arenoso: uma parte de terra comum de jardim, uma de terra vegetal e duas de areia;
Rico em matéria orgânica: uma parte de terra comum de jardim, uma de terra vegetal e duas partes de composto orgânico (húmus). Existe uma versão à venda em garden centers chamada “terra pronta”.

Terra pronta e terra preta devem ser misturadas com a areia para formar o substrato. Cada planta exige uma composição

[wpcs id=9559]