A tradicional mostra de paisagismo de Holambra traz soluções que unem sustentabilidade e beleza

TEXTO JULIANA LIMA | FOTOS VALERIO ROMAHN E ANDRÉ FORTES

A sustentabilidade está em alta e, aliada à criatividade dos paisagistas, tem rendido projetos pra lá de interessantes. Uma prova é a 38ª Mostra de Paisagismo e Decoração da Expoflora, que acontece até o dia 29 de setembro em Holambra, SP.

Os autores dos 19 projetos da mostra abusaram da criatividade para propor ideias fáceis de copiar, que permitem a qualquer um entrar nessa onda e ainda economizar. Confira:

Casa sustentável

Por Karina Taccola e Leonardo Celli Coelho

A ideia do ambiente é mostrar que é possível ter soluções sustentáveis para tudo em casa. Um dos destaques é a estufa para horta caseira, que é hidropônica e fotovoltaica. Outra ideia curiosa é o biodigestor residencial, que é alimentado com sobras de alimentos, resíduos orgânicos e até com o esgoto do banheiro, e depois, vira gás metano para ser utilizado no fogão.

Todo o ambiente é feito com materiais sustentáveis: o chão é drenante, feito de pneu reciclado; os móveis e o mural com iluminação foram construídos com paletes; e os cachepôs para as plantas são de papelão sanfonado.

Do chão aos cachepôs das plantas, o ambiente todo é construído com materiais sustentáveis

Projeto: Karina Taccola (arquiteta), tel.: (19) 99100-8063; e Leonardo Coelho (empresário), tel.: (19) 99193-8774; biodigestor: BioMovement, www.homebiogas.com.br; estufa: GESTAC (Grupo de Estudos em Ambiência e Controle) – Unicamp, gestac.unicamp@gmail.com; piso de pneu reciclado: Ekoplac, www.ekoplac.com.br; móveis de papelão: Crafta Inteligente, www.craftainteligente.com.br


Piscina biológica

Por Rogério Bernardes, Gustaaf H. M. Winters e Martina T.E. Winters

Atração central deste jardim, a piscina biológica – que permite aos banhistas nadar lado a lado com lambaris rosas, carpas-capim e outros peixes – está totalmente integrada ao spa com fundo de pedriscos. Como a água circula livremente do spa para a piscina e vice-versa, o tratamento não leva produtos químicos e sim ozônio, que não faz mal aos peixes. Essa tecnologia sustentável também torna possível o reaproveitamento da água descartada na filtragem na irrigação das plantas do jardim.

A preocupação com o meio ambiente também se faz presente na parede de bioconstrução, que conta com base de pau a pique, acabamento em barro e foi pintada com geotinta.

Totalmente sustentável, a parede de pau a pique e barro foi decorada com garrafas de vidro reaproveitadas

Projeto: Rogério Bernardes (laguista e paisagista), tel.: (14) 99623-6134; Gustaaf Winters (biólogo e paisagista), tel.: (19) 99198-8870; e Martina Winters (empresária), tel.: (19) 99213-5224; equipamentos para lagos: Bianco Comércio, Indústria e Engenharia Ltda, www.cubos.com.br; parede de bioconstrução: Mari Alva – Meraki, tel.: (22) 99927-2529; peixes ornamentais: Psicultura São Gabriel, tel.: (19) 99823-0112


Ferro Rendado

Por Paula Brito

No projeto da paisagista Paula Brito, chapas de ferro descartadas pela indústria viraram painéis cheios de recortes que conferem a eles um aspecto rendado; um fogo de chão caprichado; e até um banco com nicho para acomodar a lenha usada na fogueira. O resultado é um ambiente rústico, mas cheio de sofisticação.

Do outro lado do ambiente, foi criado um jardim que mistura o estilo clássico com o tropical, usando apenas palmeiras e bromélias.

Projeto: Paula Brito (paisagista), tel.: (19) 99225-6155; painéis, bancos, luminárias e fogo de chão: Studio Simone Oliveira – Arte Sustentável, tel.: (19) 98142-8617


Para receber as abelhas

Por Marcia Janeiro

O canteiro elevado delimitado por madeira pode ser preenchido com plantas cultivadas direto no solo ou com vasos floridos

Dos meliponários aos canteiros em forma de favo, tudo nesse jardim remete às abelhas – e foi feito com a intenção de atraí-las. Daí a presença massiva de espécies frutíferas e floríferas. Para criar combinações que agradam aos olhos, a paisagista Marcia Janeiro caprichou na combinação de espécies, todas dispostas em ordem de altura para dar profundidade aos canteiros.

Perto dali, a confortável área de estar e refeição tem móveis de madeira reaproveitada, uma lareira em pedra quartzito e as hang chairs para relaxar.

Por fim, uma das paredes do ambiente foi transformada em um jardim vertical de vasos em módulos, o que permite uma fácil manutenção.

Projeto: Marcia Janeiro (paisagista), tel.: (11) 97698-5803


Lazer florido

Por Roberta Cicivizzo Lazarov e Rose Faria

A mesa no chão ganhou muito mais vida com as plantas

Todo colorido, o jardim tem a ideia de reaproveitar as plantas usadas em um evento, levando-as para casa depois. O destaque fica por conta da mesa no chão, toda decorada com plantas, além dos vários kokedamas (1) com diferentes espécies e da primavera (Bougainvillea spectabilis) (2), que aqui foi moldada por estruturas de ferro.

Projeto: Roberta Cicivizzo Lazarov (designer de produtos, espaços e jardins), tel.: (19) 99842-7737, www.maosearte.com.br; e Rose Faria (designer de plantas), tel.: (19) 99935-3737, www.umafestanojardim.com


Jardim de paletes

Por Daniela Vieira e José Maria da Silva

Dos móveis ao jardim vertical, tudo nesse ambiente é feito com estrados de madeira

Pode acreditar: este ambiente de estar no jardim foi todo estruturado com paletes, aqueles estrados de madeira usados para o transporte de cargas. Empilhados na horizontal, eles formam o sofá – que ganhou almofadas azuis – e a parede verde onde são cultivadas flores e folhagens.
Já para compor os pedestais que sustentam vasos com orquídeas, os paletes foram cortados e empilhados na vertical. A sensação é de que eles “brotam” dos canteiros coloridos e cheios de textura.

Projeto: Daniela Vieira (arquiteta e paisagista), tel.: (11) 94828-3474, www.estudiooh.com.br; e José Maria da Silva (gestor ambiental), tel.: (19) 98169-0412, www.projetorecicle.eco.br; orquídeas e bromélias: Ecoflora, www.ecoflora.com.br; plantas ornamentais: Veiling Holambra, www.veiling.com.br; balanço e tamboretes: CampiFibras, www.campifibras.com.br


Refeições ao ar livre

Por Luciano Marangoni Simões e Lucas de Castro Frigo

O mural colorido é o responsável por dar vida a esta área de refeições, que combina elementos rústicos e modernos

A cozinha gourmet na área externa une o rústico ao contemporâneo: foi instalada sob um pergolado de eucalipto tratado com cobertura de filetes de bambu, mas conta com uma moderna churrasqueira pré-moldada que imita tijolos.

O colorido fica por conta do mural que a artista plástica Chris Quaglio pintou na parede. A sustentabilidade, por sua vez, se faz presente nos móveis de madeira de demolição.

Projeto: Luciano Marangoni Simões (paisagista), tel.: (19) 99603-0507; e Lucas de Castro Frigo (paisagista), tel.: 19 99695-6954; móveis: Caberlin Móveis, tel.: (19) 99669-4552; churrasqueira: Realfa, tel.: (19) 3258-1378; artista plástica: Chris Quaglio, tel.: (19) 98809-5628


Charme antigo

Por Luciano Marangoni Simões e Lucas de Castro Frigo

Esse cantinho é inspirado nas praças portuguesas e tem um ar antigo muito charmoso.

O portão de ferro envelhecido sustentado por pilares de tijolos à vista mostra que o simples também pode ser belo.

Projeto: Luciano Marangoni Simões (paisagista), tel.: (19) 99603-0507; e Lucas de Castro Frigo (paisagista), tel.: 19 99695-6954


Vibe praiana

Por Mauro Cortesini

A vibe praiana dessa área de estar é garantida não só pelo uso de obras de arte, como a peça da artista plástica Ana Cristina Chekerdimian, que retrata uma paisagem da Grécia, mas também pelo seu belo contraste de cores e disposição dos móveis modernos.

Projeto: Mauro Cortesini (engenheiro agrônomo e paisagista), tel.: (19) 3886-4159 / (19) 99222-9154


Colorido atraente

Por Karina Taccola e Tania Gine

Seja pelas plantas, seja pelos “pergolados” de tecidos, o colorido desse espaço chama a atenção de qualquer um. Para quem quiser apreciar essa bela paisagem, o chão com folhas secas e o sofá feito de grandes bolas de plástico estão à disposição.

Projeto: Karina Taccola (arquiteta), tel.: (19) 99100-8063; e Tania Gine (artista plástica), tel.: (19) 98174-4869


Área de alimentação moderna

Por Allan de Oliveira, Nayara Laurindo Pereira e Renato Lima

O ambiente é moderno do começo ao fim. A adega, feita de paletes, funciona também como um bar. Ao lado, a mesa de refeição tem um vinco de água que vem de uma fonte embutida e deságua em um espelho d’água, feito de isopor banhado em cimento: uma ideia muito criativa que traz frescor e beleza ao espaço. A decoração conta ainda com um mural de lambe-lambe e uma escultura que brinca com o relevo na parede.

Projeto: Allan de Oliveira (designer de interiores), tel.: (19) 99310-5448; Nayara Laurindo Pereira (arquiteta urbanista e designer de interiores), tel.: (19) 98228-0763; e Renato Lima (designer de interiores), tel.: (19) 98290-0093


Faça você mesmo

Por Carla Dadazio

A ideia aqui foi criar uma área de estar confortável e descomplicada. O fogo de chão, por exemplo, é composto por blocos pré-moldados que qualquer um consegue instalar e ainda pode ser transformado em uma churrasqueira com grelhas.

A fonte, cuja água transborda para um espelho d’água, é outro detalhe curioso: criada com um vaso, uma bomba de aquário e um tubo PVC, ela entra na vibe do “faça você mesmo”.

Projeto: Carla Dadazio (arquiteta e paisagista), tel.: (19) 3829-2224; caixa metálica do espelho d’água: Calhas Nova, www.calhasnova.com; lareira externa: Poço de Fogo, www.pocodefogo.com.br


Inspirado em Burle Marx

Por Orpheu Thomazini e Cléia Thomazini

O ambiente é uma homenagem à década de 1970 e a Burle Marx. A garagem é integrada a uma área gourmet e a decoração é feita em tons de laranja, azul turquesa e verde, cores do movimento de contracultura da época.

O destaque fica, principalmente, por conta do mosaico feito de pedras portuguesas em preto e branco, remetendo ao calçadão de Copacabana, marca registrada da obra do ilustre paisagista.

Projeto: Orpheu Thomazini (arquiteto urbanista e paisagista), tel.: (19) 98169-6496; e Cléia Thomazini (arquiteta urbanista, paisagista e decoradora de interiores), tel.: (19) 99227-7507; piso em pedra portuguesa: Bueno Calçadas, tel.: (19) 98189-9168; painel de gesso pintado: Gesso Gui, tel.: (19) 99853-4158; arte: LA ROCHEL – Mosaicos, tel.: (19) 99209-3468


Volta ao passado

Por Marcelo Oliveira

Inspirado em fazendas antigas, esse ambiente é composto por móveis garimpados em antiquários, marcenarias e lojas especializadas. A sensação é de uma volta ao passado.

A mistura de plantas representa a integração entre o Novo Mundo (América) e o Velho Mundo (Europa) da era colonial. Assim, tem-se as tropicais palmeiras-bambu (Chamaedorea elegans) (1) e os buxinhos europeus (Buxus sempervirens) (2) lado a lado.

Projeto: Marcelo Oliveira (engenheiro agrônomo e paisagista), tel.: (19) 9833-9400; peças antigas de decoração: Restaurante a Antiquário Carroça, tel.: (19)99710-3376; plantas ornamentais tropicais: Palmeiras Barreiro, tel.: (19) 98453-0007


Materiais inovadores

Por Cris Antonelli e Ricardo Natalicchio

O diferencial nesse pergolado não está no design, mas sim no material adotado: pínus autoclavado. A madeira, que antes não era usada em ambientes externos por se deteriorar facilmente, agora pode ser tratada para resistir às agressões do clima e aos fungos.

Outra boa ideia do espaço são os painéis de isopor usados para decorar a parede. Para poderem ficar na área externa, eles são cobertos por argamassa.

Os painéis em formato de plantas dão um ar mais forte de tropicalismo ao ambiente, que conta com um lago e uma piscina de areia polimérica, que parece uma prainha

Projeto: Cris Antoneli (arquiteta, paisagista e laguista), tel.: (11) 96997-0007; e Ricardo Natalicchio (arquiteto urbanista), tel.: (1) 96214-0333; pergolado: Ekomposit do Brasil S.A., tel.: (49) 3223-3400; painéis: I9TÉKH, www.i9tekh.com.br; minihibiscos: Panorama Flores, www.panoramaflores.com.br


Jardim temático

Por Patrícia Casselli e Filipe Casselli Goethe

Para criar este paisagismo de temática religiosa, a paisagista Patrícia Casselli apostou no reaproveitamento de grades e portões de ferro de demolição.

As peças aparentemente sem serventia viraram enfeites para a parede e uma mandala preenchida com pedriscos para decorar o piso.

O sino artesanal de bronze e as esculturas do artista plástico João Viana Guevara complementam a composição.

Projeto: Patrícia Casselli (paisagista), tel.: (11) 96383-1518; e Filipe Casselli Goethe (engenheiro agrônomo), tel.: (11) 99895-3152; grades e portões: Vila dos Portões – Acervo Arquitetônico, www.viladosportoes.com.br; escultura: João Viana Guevara, tel.: (11) 98311-3745


Natureza e arte

Por Marisa Trippia

A artista plástica Marisa Trippia retrata a natureza em suas obras. Nada mais justo, então, do que criar esse ambiente em que diversas flores enchem os olhos e servem de inspiração artística.

Projeto: Marisa Trippia (artista plástica), tel.: (19) 98248-5666


Alimentação ao ar livre

Por Allan de Oliveira

O “Bistrô cafeteria” foi criado usando apenas materiais sustentáveis: a treliça da parede verde e as colunas do banco são de pontaletes de eucalipto reaproveitado, o banco é de madeira reutilizada e o deque embaixo do contêiner é de paletes. Aqui, as pessoas podem saborear um café enquanto relaxam em meio à natureza.

Projeto: Allan de Oliveira (designer de interiores), tel.: (19) 99310-5448


Escola sobre flores

Por Cinara Libéria Pereira Neves e Roberta Cicivizzo Lazarov

Essa sala de aula, que também é um jardim, é destinada a cursos práticos com abordagens simples sobre flores para todos os apaixonados por natureza.

Projeto: Cinara Libéria Pereira Neves (engenheira agrônoma), tel.: (31) 99322-4232; e Roberta Cicivizzo Lazarov (designer de produtos, espaços e jardins), tel.: (19) 99842-7737, www.maosearte.com.br

[wpcs id=9559]