Em pleno dia do paisagista, a Associação Nacional de Paisagismo (ANP) realizou evento para premiar as finalistas de seu 5º Concurso Nacional de Paisagismo Urbano – concurso no qual o objetivo dos participantes é desenvolver um projeto de revitalização de um espaço pré-selecionado. A cerimônia aconteceu dia 4 de outubro na MAC Móveis, em São Paulo, e contou com a presença de diversas personalidades do mundo do paisagismo e arquitetura e de representantes da prefeitura de São Paulo.

As paisagistas finalistas e alguns dos jurados

Projeto de Magali, vencedor do concurso, para a Praça Jorge Curry

Nessa edição do concurso, o espaço escolhido para ser o objeto dos projetos de revitalização foi a Praça Jorge Curry, que fica ao lado do Parque da Aclimação, em São Paulo, e conta com um amplo espaço descoberto e envolto por árvores, escadarias e um mirante.

Foram recebidos 25 projetos de diferentes arquitetos e paisagistas, mas apenas três se classificaram como finalistas. A grande vencedora foi Magali Tamaki, com seu projeto de reapropriação do espaço que, hoje, vive quase abandonado. A paisagista Gracielli Monteiro ficou em 2º lugar, e a dupla Veridiana Castro e Malu Nogueira conseguiu a terceira colocação.

O projeto de Magali foi doado à prefeitura, mas precisa ainda passar por uma análise técnica mais minuciosa da Secretaria do Meio Ambiente para que possa ser implantado. O júri foi composto por Eliana Azevedo, paisagista e presidente da ANP, João Jadão, paisagista e vice-presidente da ANP, Agatha Carvalho, representante do GBC, Alex Beghini, coordenador e chefe de obras da prefeitura regional da Sé, Tamires Oliveira, chefe de gabinete da Secretaria do Verde do Meio Ambiente e pelo verdeador Gilberto Natalini.

[wpcs id=9559]