Ozana Vale pergunta:

Sempre vejo vasos lindos com gerânios-pendentes e gerânios-ferradura na Revista Natureza. Vocês podem me ajudar a cultivá-los? São minhas plantas prediletas e fico triste quando minhas mudas morrem.

Marcelo Manzano responde:

Aqui vão dicas para cultivar as diversas variedades vendidas no mercado: elas gostam de sol pleno e de boa ventilação, mas devem ser protegidas de chuvas fortes que podem danificar suas flores e folhas. Também evite lugares escuros e úmidos para prevenir doenças e estimular a floração.
A quantidade de mudas por m² pode variar entre três e cinco unidades, plantadas a uma distância de, pelo menos, 30 cm uma da outra. Plante a muda com o torrão original levemente coberto com um substrato rico em matéria orgânica e bem drenado. Regue em abundância após o plantio e, daí para frente, sempre que o solo estiver seco. Se a folhagem começar a murchar, é um sinal de falta de água. Quanto às adubações, mensalmente aplique NPK 10-10-10 ou NPK 20-10-20. Se preferir uma opção orgânica, use farinha-de-osso.
Os gerânios toleram desde geadas moderadas a dias com temperaturas relativamente altas. As condições ideais são noites com temperaturas entre 13ºC e 16ºC, e 18ºC a 24ºC durante o dia. Mas já existem híbridos que toleram temperaturas mais altas e até se adaptam a regiões litorâneas.

[wpcs id=9559]