Veja onde estudar jardinagem e paisagismo sem gastar nada. Tem opções de aulas presenciais e à distância

— Por Marina Gabai

Aprender mais sobre o jardim, suas espécies e a melhor forma de distribuí-las é sempre uma boa, e isso vale tanto para quem está começando a se aventurar na área quanto para quem já tem alguma experiência. Hoje, graças a uma série de cursos gratuitos – uns presenciais, outros online –, qualquer um pode aprofundar o conhecimento sem colocar a mão no bolso. Confira algumas opções:

Escola de Jardinagem de São Paulo – para quem mora na capital paulista, a escola que a prefeitura mantém dentro do famoso Parque do Ibirapuera é um ótimo ponto de partida para o aprendizado. Lá são oferecidos cinco cursos que abordam temas como recursos paisagísticos, hortas, suculentas e cactos. As aulas acontecem durante a semana. Para saber mais acesse bit.ly/2jzBRCJ.

• Jardim da Ciência – o projeto sediado dentro do Parque Memorial Arcoverde, em Olinda, PE, abre novas turmas todo semestre para cursos de jardinagem. São
três meses de aula teóricas e práticas, e as informações sobre as inscrições são disponilizadas no site www.espacociencia.pe.gov.br.

Sesc – com unidades espalhadas por todo o país, o Sesc oferece oficinas rápidas e cursos de longa duração, principalmente nas cidades de São Paulo (www.sescsp.org.br) e Rio de Janeiro (www.sescrio.org.br). Os temas abordados vão desde o reconhecimento de plantas terapêuticas até o cultivo de orquídeas.

Sesc – para quem quer aprender sem sair de casa, o site oferece o curso Paisagismo e Plantas Ornamentais. Basta entrar em bit.ly/2jzIgxz e fazer um cadastro rápido para ter acesso ao material dividido em nove lições sobre princípios básicos do paisagismo.

• iPED – quem procura entender mais sobre o cultivo de plantas pode se inscrever no curso online de jardinagem do iPED (bit.ly/2icGP3j). Ele é gratuito e tem carga horária de 20 horas.

[wpcs id=9559]