Fontes, cachepôs, esculturas, atrativos para passarinhos... 
Inspire-se em 12 ideias para deixar seu paisagismo ainda mais acolhedor
TEXTO: Aida Lima | FOTOS: Acervo Natureza

CANTINHO ZEN
Em cantinhos de relaxamento, como à beira de laguinhos, as esculturas asiáticas, dessas que convidam à contemplação ou meditação, combinam muito com o clima calmo e o barulhinho da água em movimento. Basta que sejam de algum material resistente à umidade, como essa deusa tailandesa.

FIGURAS PARA ADMIRAR
Sejam de bronze, mármore ou qualquer outro material nobre, as esculturas ou estátuas de jardim pedem uma valorização à altura. Para terem o destaque merecido, devem ficar no melhor lugar do jardim, como em cantinhos aconchegantes bordados por flores ou em meio a grandes maciços. Melhor ainda se ficarem entre plantas perfumadas, para encantar ainda mais quem estiver por perto para admirá-las. Quando assinada por um artista plástico, a escultura ganha ainda mais valor e por isso, merece um lugar de destaque no jardim.

ELEMENTOS DE DECORAÇÃO
Para fugir do lugar-comum ao criar pontos de destaque no jardim, uma ideia criativa é lançar mão de elementos que divertem . Eles quebram a rigidez até de um paisagismo mais clássico, sem descaracterizar o projeto. Valem frutas gigantes em tons vibrantes ou até mesmo esferas brancas que se destacam em meio ao verde.
No jardim com ares italianos, o paisagista Gilberto Elkis ousou com o vermelho vibrante da maçã da artista Lisa Puppon. A fruta em tamanho gigante foi instalada no acesso à piscina.

REFRESCÂNCIA NO JARDIM
A grande função das fontes, sejam elas clássicas, rústicas ou modernas, além de enfeitar claro, é trazer frescor. Com a água em movimento, elas melhoram o microclima do entorno, ajudam a manter saudáveis as plantas que precisam de umidade e são um deleite para pássaros e insetos que as procuram para se hidratar. Se seu desejo é ter uma fonte em meio às plantas, cuide apenas de escolher um modelo que combine com seu paisagismo, para não ter um elemento que destoe do conjunto. Mas o mais importante: não abra mão de uma bomba de circulação. A água parada pode ser um foco de proliferação de mosquitos.
Independente do estilo, as fontes de jardim garantem o barulhinho bom da água em movimento e frescor ao paisagismo

Banheiras para pássaros são uma opção simples e barata para ter um ponto de água no jardim. Mas nesse caso, como a água fica estagnada, precisa ser trocada com frequência

VASINHOS SUSPENSOS
Os macramês voltaram à moda. Essas amarrações que seguram os vasos no jardim podem ser feitas de cordão, ráfia ou qualquer outro material natural e são muito fáceis de criar. Na internet, há vários tutoriais que ensinam o trançado. Mas se mesmo assim, você achar que não tem a menor habilidade, mas não abre mão de cachepôs suspensos para suas plantas, experimente reciclar. Latinhas pintadas ficam um charme quando penduradas com simples cordas coloridas.

Flores e latinhas coloridas são uma combinação graciosa. E você ainda pratica a reciclagem. Só não esqueça de fazer furos no fundo dos potes, para facilitar a drenagem da água das regas

ATRATIVOS DE JARDIM
Um paisagismo cheio de pássaros, borboletas, beija-flores e pequenos insetos é vida! Eles são os guardiões do jardim e, além de embelezar, ainda ajudam na polinização das flores. Para atraí-los, invista em casinhas de pássaros e insetos (as chamadas insect houses), assim como comedouros e até de gaiolas decorativas. Essas gaiolas não lembram em nada as usadas antigamente para atrair e prender pássaros. Agora, elas são dotadas de grandes portas abertas e permitem que eles entrem para se alimentar e saiam em segurança e com facilidade.
Insect houses atraem joaninhas, pequenas abelhas, tatus-bola e outros insetos para o jardim.

Casinhas ou comedouros cobertos protegem o alimento e o ninho dos pássaros Oferecer comida aos pássaros é uma forma certeira de convidá-los a ficar. Só lembre-se de manter as comidas sempre fresquinhas, sem faltar nenhum dia porque eles se acostumam

[wpcs id=9559]