Piscina, spa, laguinho, espaço gourmet e área de relaxamento são as atrações deste gracioso jardim na Serra

Texto TALYTA STELLA VESPA | Projeto LANDSCAPE PAISAGISMO

O objetivo era entreter toda a família, composta por pessoas de idades e gostos bem diferentes. Daí a instalação de uma grande variedade de atrações na área externa da casa, tudo circundado por um jardim caprichado que ajuda a interligar os espaços.

A piscina é diversão garantida no verão. Já no inverno, quando as temperaturas caem muito em Itaipava, uma cidade na Serra Fluminense, a principal atração molhada passa a ser o spa circundado por vidros que barram o vento. A cozinha gourmet garante animadas reuniões com os amigos em qualquer época do ano. Já o pergolado com vista para a paisagem é um ambiente mais reservado, ideal para quem quer relaxar ou meditar.

No jardim que une todos esses ambientes, folhagens de texturas e cores contrastantes dividem espaço com floríferas como a angelônia (Angelonia angustifolia) (1).

DIVERSÃO E CONTEMPLAÇÃO

Todas as atrações da área externa ficam próximas umas das outras e a ligação entre elas é feita por caminhos de pedra São Tomé, entremeados por gramaesmeralda (Zozya japonica) (2). Os trajetos têm desenhos sinuosos e, para ficarem mais atraentes, foram bordados por canteiros com angelônias
(Angelonia angustifolia) (3), cujas flores lilases despontam entre a primavera e o verão, e dianelas (Dianella tasmanica ‘Variegata’) (4).

A posição do pergolado usado para o relaxamento é estratégica: em uma área mais reservada do terreno e com vista para as montanhas. A estrutura de madeira teve as laterais fechadas por vidros e as colunas decoradas com as trepadeiras jade (Strongylodon macrobotrys) (5) e jasmim-italiano (Jasminum officinale) (6) – esta última perfuma o ambiente com o aroma de suas flores que despontam o ano todo, exceto no inverno. As cortinas brancas dão o toque final ao espaço.

Feito de madeira, o pergolado proporciona uma vista exuberante da paisagem serrana, e pode ser utilizado para meditar ou simplesmente relaxar

Assim como a área de relaxamento, a cozinha gourmet também teve as laterais fechadas por vidros. Ela foi equipada com churrasqueira e uma mesa de refeições ladeada por bancos de madeira. As banquetas de ferro junto ao balcão favorecem a interação entre os convidados e quem está preparando a comida.

Perto da área de refeições, um laguinho de aspecto bem natural chama atenção. Ele conta com peixes e teve um banco de madeira instalado junto à borda, para que as pessoas possam se sentar e contemplar a paisagem. Em seu entorno crescem angelônias (7), cicas (Cycas revoluta) (8), além de aroeira-salsa (Schinus molle) (9) e russélias (Russelia equisetiformis) (10) cultivadas no talude.

Canteiros repletos de cores e texturas fazem a integração visual entre o espaço gourmet
e o laguinho com peixes

SPA RÚSTICO E ACONCHEGANTE

No inverno, o spa é a principal atração de lazer. Ele tem 4,10 m² de área e foi instalado dentro de uma construção de madeira cercada por vidros – lá também ficam uma sauna seca e algumas espreguiçadeiras de madeira – para manter o frio do lado de fora.

Um detalhe que chama atenção é a cobertura do ambiente. Composta por ripas fininhas de madeira, ela filtra parcialmente a luz solar, como se fosse uma persiana.

Canteiros coloridos ajudam a integrar a área do spa ao paisagismo. Em um deles, cicas (Cyca revoluta) (11) foram plantadas no centro e circundadas por floríferas anuais e perenes. “A cliente gosta muito de flores e a combinação de anuais e perenes garante o colorido do espaço sem aumentar muito a mão de obra, uma vez que apenas parte das plantas precisa ser substituída periodicamente”, explica a paisagista Suzi Barreto.

Cercado de vidros, o spa fica protegido dos ventos e ainda tem vista para o jardim e a piscina

PISCINA COM PRAINHA

A piscina de 90 m² é o lugar preferido dos jovens, mas atende gente de todas as idades. Suas linhas retas contrastam com o desenho orgânico do jardim e estão em harmonia com a arquitetura da casa. A estrutura foi revestida por pastilhas de vidro azuis e conta com uma prainha com espreguiçadeiras para as pessoas se refrescarem enquanto se bronzeiam.

A borda e o solário, onde foram dispostas mesas de refeição protegidas por ombrelones e algumas espreguiçadeiras, são de piso cimentício Antiderrapante.

As ripas estreitas na cobertura fazem as vezes de persiana e filtram parcialmente os raios solares

 

 

 

[wpcs id=9559]