Com inspiração na utilização de plantas ornamentais e flores em casa e nos jardins, a Expoflora deste ano acontece entre os dias 25 de agosto a 24 de setembro, de sexta a domingo, em Holambra. São 19 ambientes expostos feitos por renomados paisagistas, arquitetos, decoradores e designers de interiores na “Mostra de paisagismo e decoração”. A Expoflora conta também com outras atrações como chuva de pétalas, música, dança e comida.

A maioria dos ambientes traz ideias de reaproveitamento de materiais e um mobiliário ecologicamente correto, passando por varandas, quintais, jardins, ateliês e diferentes espaços. A Revista Natureza visitou a mostra e vale a pena conferir alguns projetos abaixo.


GARAGEM

Por Karina Taccola

A seleção das plantas entrou em sintonia com o espaço masculino. Foram escolhidas espécies de baixa manutenção, que exigem pouca rega e cuidados. A entrada do ambiente é marcada por pedriscos brancos e canteiros de buxinhos (Buxus sempervirens) , mas o charme principal fica por conta do quadro de asplênios (Asplenium nidus) na parede.

JARDIM DE ENTRADA

Por Raul Cânovas e Alice Izumi

Definindo o caminho de entrada pela Mostra de Paisagismo, dois jardins recepcionam o público. De um lado, painéis em madeira expõe samambaias em cima e cicas (Cycas revoluta) em diferentes alturas marcam a base; de outro, um conjunto de palmeiras emoldura a paisagem junto a um lago cercado por belos antúrios.

TERRAÇO GARDEN

Por Mauro Contesini

Buscando a interação entre as pessoas e a natureza, este espaço de 120m² foi feito para descansar, receber amigos ou até para crianças brincarem. A ideia é mostrar que, apesar de parecer sofisticado, é um paisagismo acessível para todos.

HORTA

Por Dirceu Daieira e Fernanda Souza Leme

O espaço é uma união entre design e sustentabilidade, provando que espaços pequenos também podem ser aproveitados. Foram plantadas diferentes hortaliças em tons verdes, o que confere um charme especial e monocromático.

OFICINA DO JARDIM

Por Ana Dix

Destinada aos trabalhos manuais, o espaço é aconchegante mesmo com cores mais fortes. As plantas, com muita folhagem, formam um jardim tropical com espécies como figueira-lira, samambaia, pacovás etc. O jardim é de baixa manutenção e com durabilidade. 

ESPAÇO ZEN


Por Karina Taccola

Decorado por elementos naturais, como o bambu e plantas ornamentais, o pequeno espaço retangular é mais do que suficiente para um local de descanso e relaxamento.

ESPAÇO RELAX

Por Alexandre Gusmão e Cíntia Zanuzzo

Esse spa “dentro de casa” dispõe de conforto e modernidade. Ao fundo, uma parede com samambaias cria total harmonia com os decks de madeira e nichos no espaço. Para torná-lo ainda mais especial, o ambiente possui mais de 125 plantas, entre antúrios-vermelhos, bromélias e orquídeas falenópsis, incluindo um kokedama.

VARANDA

Por Daniela Vieira

Baseado na harmonia entre a simplicidade e beleza da assimetria junto à beleza das plantas, esta varanda possui um paisagismo para lá de interessante com uma gama de espécies: um jardim de temperos e ervas — alecrim, hortelã, boldo, salsinha e lavanda — e plantas ornamentais — orquídea, asplênio, abacaxi-roxo, mini-crisântemo, petúnias e outras. É um verdadeiro estímulo para trazer o verde para dentro de casa.

ADEGA GOURMET

Por Glauber Françoso e Adriano Brandão

Ideal para receber convidados, o paisagismo é integrado e rico em folhagens de texturas e cores diversas, com alocácias, peperômias e outras. Os elementos paisagísticos foram inspirados nas vinícolas do Sul do Brasil.

COWORKING

Por Allan Oliveira

O projeto é uma inspiração que une paisagismo e decoração em um coworking, ambiente compartilhado por profissionais de diversas áreas. Serve para ser reproduzido em casas que dividem o escritório e ambientes corporativos também.

QUARTO DO CASAL

Por Fernanda Quelhas

A proposta do espaço foi trazer o aconchego da natureza para o quarto de casal. O mobiliário contrasta com o estilo rústico do aposento que se divide em três ambientes.

DESCANSO

Por Luciano Simões

Cada espaço deste ambiente proporciona tranquilidade. A escolha de plantas faz jus ao jardim tropical recheado de samambaias, peperômias e asplênios, e bancos e poltronas de madeira de demolição agregam a sustentabilidade no espaço.

ATELIER

Por Maria Trippia e Roberto Oki

Em dois ambientes, o atelier “Brilho das Estrelas” mostra a beleza da criação da natureza junto a inspiração do homem. No escuro, aparecem as mudas de platycoton “A Star”, uma flor lilás em formato de estrela. 

CAFÉ BISTRÔ

Por Allan Oliveira

Com ares românticos, as tonalidades predominantes são o rosa claro e o branco, presente nas paredes, flores e balcão. As plantas ornamentais de grande porte são plantadas em criativos tijolos ecológicos, enquanto um arco serve de entrada para o charmoso bistrô com inspiração parisiense.

 

JARDIM DA FAMÍLIA

Por Sandro Sander, paisagista

Variando diferentes opções de ambiente, que vão do desértico ao tropical, de um lado, suculentas despontam entre cacos; do outro, uma fonte, espelho d’água e kalanchoes bem coloridas.

GARDEN CINEMA ROOM

Por Inês Scisci e Alexandre Galhego

Um lugar para relaxar e curtir filmes: o projeto traz o conforto do cinema para o ar livre. Inspirado nos drive-ins, a inclusão de um jardim no entorno deu o toque especial. No paisagismo, plantas tropicais em diversos tons de verde, como pleoméles e samambaias, alegram o espaço.

JARDIM DAS CRIANÇAS

Por Karina Taccola

A proposta do jardim é que seja construído pelos próprios pais com a ajuda das crianças, transformando-o em um momento de diversão e interação. Com a predominância de flores bem coloridas, o paisagismo traz alegria.


Para conferir de pertinho as novidades da Expoflora 2017, acesse as informações no site.

[wpcs id=9559]