Localizada no coração da cidade de São Paulo, a residência é repleta de obras de arte na decoração e no jardim e reflete o gosto dos moradores pelo design contemporâneo

PROJETO: Veridiana Castro | FOTOS: Júlia Ribeiro | ARQUITETURA DE INTERIORES: Diptico Design

Quando foi convidada para fazer esse projeto de jardim para uma casa na cidade, a arquiteta-paisagista Veridiana Castro se encantou com o bom gosto dos moradores apaixonados por plantas e arte. Eles fizeram questão de participar do processo de criação e sugeriram boas ideias para o jardim.

O espaço não era muito grande, como é comum às casas do tipo sobrado, mas tinha área suficiente para aproveitar. Logo na entrada da residência havia um extenso corredor que dava acesso ao jardim dos fundos. Uma série de ripados de madeira já existia e Veridiana aproveitou para cobrir com a delicada trepadeira sapatinho-de-judia. Essa planta gosta da situação de meia-sombra e dá flores em cachos pendentes que, além de serem apreciadas na altura dos olhos, são também adoradas por beija-flores.

Abaixo do segundo ripado, um belo grafite de Giuliano Martinuzzo decora o paredão branco e dá as boas vindas a quem chega ao pequeno jardim.

Um trecho do corredor foi dedicado ao cultivo de ervas e temperos, que foram plantados em práticos tambores de latão
Coloridos num tom azul vibrante, eles foram instalados numa composição de diversas alturas e têm manjericão, salsinha, alecrim, tomilho e outras ervas.
Tem até moranguinhos para a criançada brincar de colher fruta do pé.
Esse trecho do jardim ganhou ainda um confortável banco de madeira e um jogo de lâmpadas em cordão, também chamadas de strings lights.
Os proprietários têm uma lembrança afetiva com elas, já que fizeram parte da decoração de casamento e por isso pediram à arquiteta-paisagista para reaproveitá-las no jardim. Quando acessas à noite, elas dão ao ar festivo ao cantinho.
O pequeno recanto dos fundos virou um espaço de relaxamento e refeições ao ar livre. O piso é um extenso deque de madeira, que ganhou a companhia de um jogo de mesa, da designer Mônica Cintra, com cadeiras da coleção Tropicalia, assinadas pela designer espanhola Patricia Urquiola para a Micasa. Coloridas e com design super moderno, elas são estruturadas em aço, com fios de PVC e perfeitas para ficar ao ar livre, sob as intempéries.

A paisagista

Veridiana Castro é formada em arquitetura em 1999 e na hora de optar por um segmento na carreira, escolheu a área de paisagismo. Desde então, trabalhou na criação e implantação de projetos de sustentabilidade em edifícios, de jardins residenciais e corporativos de diferentes tamanhos e formatos, além de ter participado de mostras com espaços de destaque.

A paisagista projeta jardins em harmonia com a arquitetura, procurando atender aos desejos de cada cliente. Cria refúgios para relaxar a mente e o coração, sempre com soluções práticas e funcionais, sempre que possível com o uso de espécies de baixa manutenção, para que o convívio em meio ao verde seja simples e acima de tudo, prazeroso.

CONTATO

Verdiana Castro
Arquiteta-paisagista
(19) 9.9136-6060
veri@veridianacastro.com.br
www.veridianacastro.com.br
@veri.castro

Esse projeto foi publicado em parceria com o portal colaborativo Papo de Paisagista. Se você é paisagista, Arquiteto-paisagista ou profissional da área e também quer aparecer aqui, faça sua assinatura, pois a seleção dos trabalhos é feita por lá. Aproveite!

Para ficar por dentro das novidades do Papo, siga-os também no Instagram e Facebook.

[wpcs id=9559]