Estas peças criativas indicam o assento de cada convidado e ainda servem de lembrança

– Fotos Valerio Romahn | Produção Aida Lima | Criação Cláudia Regina de Oliveira

Em festas e recepções, é de bom-tom usar plaquinhas para identificar o lugar reservado a cada um dos convidados. Para fugir dos marcadores tradicionais, a artesã Cláudia Regina de Oliveira, do ateliê La Calle Florida, sugere usar minijardins e outras peças criativas. Eles ajudam a decorar a mesa e depois os convidados podem levá-los para casa como recordação. Confira sete opções e escolha a que combina melhor com o seu evento.

COLHER ANTIGA

O nome do convidado foi gravado em uma colher antiga com o auxílio de uma miniretífica. Quem está acostumado a usar a ferramenta pode escrever direto na colher, com letra de mão. Se você não tiver segurança para isso, faça antes um rascunho do texto e use papel carbono para transferi-lo para a colher.

Depois é só gravar por cima com a miniretífica. Crie um minijardim em uma xícara de porcelana e fixe a colher nele. As plantas usadas aqui foram a sedum (Sedum makinoi ‘Variegatum’) e rosa-de-pedra- azul (Echeveria glauca).

FERRAMENTAS DE JARDIM

Neste marcador, miniaturas de ferramentas de jardim indicam os assentos do casal. A pá e o ancinho são vendidos em lojas de artesanato e os nomes podem ser escritos com caneta permanente, dessas usadas para fazer anotações em DVDs.

Para compor o brinde, crie o minijardim em uma forminha de alumínio para pudim. Nesse tipo de suporte, é possível cultivar um mix de plantas – aqui, a artesã Claudia plantou rosinha-de-pedra (Echeveria sp.) e sedum (Sedum makinoi ‘Ogon’).

TAÇA ESPECIAL

O minijardim com plantas-jade (Crassula ovata) adornadas por pérolas foi montado na taça de vinho. O papel com o nome do convidado é preso em um espeto de arame em forma de coração.

Para criar o suporte, molde um coração pequeno e outro um pouco maior. Não corte o arame que sobrar do segundo coração: apenas dobre a ponta para formar o espeto. Enrole um arame mais fino no coração maior para decorá-lo. Faça o mesmo com o coração menor.

Porém, quando chegar perto do bico, passe o arame em volta dos dois corações, prendendo-os um ao outro, como mostra a imagem em destaque. Agora é só espetar a peça no minijardim e colocar o papel com o nome do convidado entre os corações.

BALDINHO DE ZINCO

Disponíveis em vários tamanhos, os baldinhos em miniatura são vendidos em lojas de artesanato e podem ser facilmente personalizados. Pinte o corpo com tinta lousa preta e escreva o nome do convidado com giz branco. Depois, plante no recipiente a rosa-de-pedra-sedosa (Echeveria setosa) forrada por musgo barba-de-velho (Tillandsia uneoides).

MINIJARDIM NA CONCHA

A concha de caracol serve de base para um minijardim com sedum (Sedum makinoi ‘Variegatum’) e outro híbrido do mesmo gênero. O garfo plástico fincado no substrato serve de suporte para a plaquinha com o nome do convidado. Para confeccioná-la, recorte um pedaço de alumínio de lata de refrigerante e escreva o texto à caneta. Depois use um furador em forma de coração – ele é vendido em lojas de artesanato – para fazer o furo.

CORAÇÃO DE MADEIRA

Plante uma única espécie de suculenta, como a havórtia (Haworthia sp.) em uma fôrma de empadinha. Peça para o marceneiro cortar um pedaço de madeira em forma de coração e fazer no centro um buraco do tamanho da forminha, sem vazar a madeira. Encaixe o jardinzinho e use o pirógrafo para escrever o nome do convidado no coração.

[wpcs id=9559]