Fátima Barbosa pergunta:

Tenho uma unha-de-gato agarrada a um muro. Mesmo podada, ela engrossou em certos pontos. Quero saber se o muro sofrerá rachaduras e se é verdade que, ao retirar a planta, o muro ficará com avarias.

Valério Romahn responde:

Esses ramos grossos, que surgem mesmo com as podas, são os chamados ramos reprodutivos. Pode reparar que um pouco depois que engrossam, eles frutificam. O resultado é um fruto verde em forma de figo. Com podas constantes, essa trepadeira não racha o muro. O que acontece é que, nos locais onde as gavinhas grudam, a pintura sai e manchas podem aparecer. Nada, porém, que uma massa ou tinta não resolva.
Caso queira retirar a planta, não é difícil. Basta cortar embaixo, perto do local onde foi plantada, e puxar, que ela sai por inteiro. Só vale dizer que, se a retirada da espécie não for algo estritamente necessário, é melhor poupá-la, porque a unha-de-gato (Ficus pumila) demora para crescer e cobrir o muro e, quando chega nessa fase de desenvolvimento, fica muito bonita.

Os ramos mais grossos da unha-de-gato são reprodutivos e, com podas constantes, não costumam afetar a estrutura do muro. Crédito: Valério Romahn

[wpcs id=9559]