Vista aérea do Parque Matria

Um grande parque dedicado às flores se prepara para abrir ao público no Sul do Brasil.

Trata-se do Mátria (mãe) Parque de Flores, que está sendo construído em São Francisco de Paula, cidade serrana a 30 km de Gramado e distante apenas duas horas de Porto Alegre.

Dos 135 hectares de terreno, 50 são destinados ao parque e pelo menos 25 hectares aos cerca de 30 jardins que serão ligados por 8 km de caminhos.

Entre as atrações do Mátria estarão um roseiral formado com 22 mil mudas de rosas de jardim vindas da Alemanha, além de um túnel de 102 m de extensão coberto por glicínias. O parque também terá trilhas que permitirão aos visitantes a conhecer a mata de araucárias, uma das principais características do bioma Mata Atlântica; um café; um restaurante; e uma loja de 400 m², onde o público poderá comprar flores e acessórios de decoração.

A equipe responsável pelo projeto arquitetônico e paisagístico é formada pelo arquiteto Nicholas Alencar, da Alencar Arquitetura, e pela arquiteta-paisagista Juliana Castro, da JA8 Arquitetura e Paisagem, ambos de Santa Catarina.

Segundo Juliana Castro, os jardins têm muito da flora local, mas contam também com espécies exóticas, todas adaptadas ao clima da região.

Eles seguirão uma palheta de cores com arbustos, trepadeiras e forrações de vários tons e texturas, e contarão com impressionantes 13 mil árvores.

Todas as mudas usadas no parque são fornecidas por produtores locais, e a equipe de jardineiros é composta por moradores de São Francisco de Paula, que estão sendo treinados e capacitados para cuidar das plantas.

A abertura do Mátria Parque de Flores está prevista para o final de novembro, e o valor dos ingressos ainda não foi definido.

Para ficar por dentro dos preparativos para a abertura do parque, acompanhe o instagram @matriaparque.

[wpcs id=9559]