Aprenda a usar ingredientes encontrados em casa e nos supermercados para combater pulgões, formigas e fungos

– Por Marina Gabai

Se existe um inimigo que todo jardinista quer ver bem longe são as pragas e doenças. Elas aparecem sem ser convidadas, causando uma manchinha em uma flor ou o amarelamento de uma folha e comprometendo a saúda da planta. A boa notícia é que muitas delas podem ser combatidas com receitas caseiras preparadas com produtos que todo mundo tem em casa, como leite e sabão de coco.

LIMPEZA COMPLETA

Normalmente reservados para a limpeza, o sabão de coco e o detergente neutro são ótimos para livrar o jardim dos pulgões, um bichinho que suga a seiva das plantas. “Os dois produtos criam uma proteção às folhas que asfixia os pulgões”, diz a engenheira agrônoma Marina Tomioka. A recomendação dela é diluir o detergente em água na proporção de 5% e pulverizar uma vez por semana a área afetada. No caso do sabão de coco, corte alguns pedaços, dilua em água fervendo e aplique quando a solução esfriar.

GERGELIM CONTRA AS FORMIGAS

Folhas e brotos cortados podem ser um sinal de formigas cortadeiras por perto. Elas têm uma preferência especial pelos cítricos e, ao contrário do que se imagina, não comem as folhas: levam o material até o formigueiro para alimentar os fungos que vivem por lá – esses, sim, a comida preferida das formigas. A sugestão de Marina para diminuir a incidência das cortadeiras é plantar sementes de gergelim ao redor da planta afetada. “Não se sabe ao certo se o gergelim é tóxico para o fungo ou para a própria formiga, mas, uma vez que suas folhas são levadas para o formigueiro, este começa a definhar”, explica.

LEITE PARA ROSAS

Quem diria que o leite poderia ser um inimigo e tanto para o oídio (Sphaerotheca pannosa), o fungo
que ataca as roseiras no inverno deixando suas folhas dobradas e manchadas de branco – daí também ser conhecido como branco-da-roseira. “A gordura do leite cria uma capa nas folhas que dificulta a fixação do fungo”, justifica Marina. A indicação é remover as partes afetadas da planta e, uma vez por semana, pulverizar as folhas com uma solução de leite diluído em água na proporção de 10% a 20%. O produto previne novos ataques e deve ser aplicado de cima para baixo e de baixo para cima.

 

 

[wpcs id=9559]