Confira como um jardim com plantas do litoral foi integrado a uma casa do interior de São Paulo

– Por Gabi Bastos | Fotos Paula Fratin | Projeto Guga | Produção Beth Macedo

Mesmo localizado em Americana, cidade do interior paulista, esse jardim de 800 m2 parece até uma paisagem litorânea, reforçada pelo paisagismo tropical. “Além de muitos espaços de lazer, os donos da casa pediram um jardim exuberante. Por isso, optei por plantas tipicamente tropicais, comum no litoral brasileiro”, conta o paisagista Guga.

Coqueiros-anões (Cocos nucifera ‘Dwarf Green’) (1) e bromélias do gênero Aechmea (2) são espécies praianas presentes no local. Os demais ambientes seguem o mesmo estilo tropical. O quiosque rústico é coberto com palha e o redário, feito de madeira maçaranduba chumbada 1 m no solo. Como pano de fundo, a varanda recebeu uma vigorosa e florífera trepadeira clerodendro (Clerodendrum splendens) (3).

Palmeiras e bromélias, entre outras plantas, criaram uma paisagem tropical. Perto dali, o florífero clerodendro que encobre a varanda da casa valorizou o jardim

 

AMBIENTE COM QUIOSQUE E LAGO

O quiosque é o ponto central do paisagismo do jardim. Com 4 m x 4 m, ele foi construído com eucalipto autoclavado e tem cobertura de palha de capim-santa-fé. Esse material dispensa manutenção por até duas décadas e funciona como isolante térmico. Já o piso é de cimento queimado e muito fácil de limpar. Para aumentar o lazer, o espaço recebeu móveis rústicos e uma bancada com churrasqueira e pia.

Um lago construído com alvenaria ao redor do quiosque deixou a paisagem ainda mais tropical. Com 80 cm de profundidade, o lago tem aspecto bastante natural, proporcionado pela borda de pedras-goiás irregulares e pelas espécies cultivadas no entorno. Entre elas, bromélias-imperiais (Alcantarea imperialis) (4), cicas (Cycas revoluta) (5) e helicônias diversas (6).

O lago envolve parte do quiosque, decorado com móveis e uma churrasqueira. No entorno, o destaque é o jardim tropical

Uma ponte de madeira permite passar sobre o lago e apreciar as carpas. “Como a água tem peixes, não é possível tratá-la com cloro. Por isso, usamos filtros especiais”, conta Guga, que procurou um especialista para planejar o sistema de tratamento da água.

Uma ponte de madeira serve de passagem sobre o lago habitado por carpas

INVERNO VERMELHO

O clerodendro (Clerodendrum splendens) (7) que encobre a varanda da casa é uma trepadeira nativa da África Ocidental, que se desenvolve muito bem no Brasil. “Além de crescer rapidamente, sua florada exuberante ocorre no outono e inverno, época em que poucas plantas florescem”, explica Guga.

Com estrutura de aço galvanizado e encoberta por polietileno, a varanda já existia na casa, mas não barrava o sol forte que incide no local. Como resultado, os móveis – alguns até de dentro da casa – desbotavam. Daí surgiu a ideia de encobrir o espaço com o clerodendro, uma trepadeira que pende para os lados aumentando mais a área sombreada. A manutenção é fácil: a planta necessita de regas semanais, adubações mensais e uma poda anual após a florada – isso ajuda a conter o tamanho dos ramos.

No entanto, a falta de sol fez com que a grama que bordava as lajotas de pedra-goiás morresse. Por isso, a espécie foi substituída por mini-grama-preta (Ophiopogon japonicus ‘Nana’) (8),que se desenvolve na sombra.

O clerodendro pende para os lados da varanda para aumentar a área sombreada

OUTRAS ATRAÇÕES

O paisagismo da área da piscina e da entrada da casa foi renovado para ganhar aspectos tropicais. Entre a casa e a cozinha gourmet, a verticalidade das palmeiras guariroba (Syagrus oleracea) (9) e butiás (Butia eriospatha) (10) ajuda a integrar as construções ao jardim. Já os três buxinhos (Buxus sempervirens) (11) topiados dão um toque de contemporaneidade que combina com o estilo da casa.

Os buxinhos também bordam as escadas do jardim de acesso à residência, onde palmeiras-canariensis (Phoenix canariensis) (12) se destacam. Cicas (13) e estrelítzias (Strelitzia reginae) (14) podem ser encontradas nesses dois jardins, o que confere uma identidade visual ao paisagismo dessa casa de campo com ares de praia.

A verticalidade das palmeiras integra a casa e a cozinha gourmet ao jardim

 

 

[wpcs id=9559]