Janete Sinclair pergunta:

O que devo fazer antes de implantar um gramado?

Valerio Romahn responde:

Para garantir melhores resultados, a implantação do gramado costuma exigir mão de obra especializada. Mas vale a pena conhecer alguns detalhes antes de contratar um profissional. É importante se informar sobre a procedência da grama e do composto que será utilizado na preparação do solo – isso ajuda a prevenir contaminação por ervas daninhas. Além disso, o terreno que irá receber o gramado também precisa estar completamente limpo, sem raízes, pedras ou entulhos.

Após a limpeza, é hora de nivelar o terreno, preenchendo os pontos baixos e aplainando as elevações. A intenção não é deixá-lo retinho, mas apenas evitar altos e baixos em um espaço pequeno. Antes de efetuar o plantio da grama, é aconselhável analisar o pH do solo. Para isso, recolha um pouco de terra a uma profundidade de 10 cm a 20 cm e envie a amostra a um centro de pesquisa que analisará a terra e indicará os nutrientes para corrigi-la – laboratórios particulares e faculdades de agronomia costumam fazer esse trabalho.

Com a análise em mãos, o profissional responsável pelo plantio saberá o que fazer para corrigir o solo. Além disso, ele precisará adicionar matéria orgânica – é possível usar compostos prontos, estercos, tortas ou húmus. Por fim, existem três métodos para o plantio da grama: por tapetes, sementes ou plugs. Qualquer que seja a maneira escolhida, é preciso irrigar generosamente logo após o plantio. Lembre-se também de que o gramado só ficará bonito sob sol pleno.

[wpcs id=9559]