Ambientes voltados ao relaxamento e áreas de lazer se misturam em um jardim pra lá de tropical

– Por Marina Gabai | Fotos André Fortes | Projeto Cornelia von Ammon

Pode acreditar: este recanto verde fica em plena São Paulo, mais precisamente na zona sul da metrópole. Repleto de plantas tropicais, o jardim projetado pela paisagista Cornelia von Ammon ocupa um terreno de 1.000 m² pelos quais foram distribuídos, além da vegetação, cantinhos de descanso e atrações voltadas ao lazer e ao convívio social, como piscina, churrasqueira e uma grande mesa de refeições.

Árvores adultas e plantas de grande porte dão privacidade aos moradores, enquanto vasos e esculturas posicionados junto aos canteiros trazem um pouco de cor aos cantinhos mais sombreados. É um jardim para se curtir e esquecer do agito da cidade, sem precisar sair de casa.

LAZER EM MEIO AO VERDE

A piscina retangular de 3,5 m x 12 m revestida por pastilhas cerâmicas é a principal atração de lazer nos dias quentes. Para integrá-la à paisagem e esconder o muro, no espaço entre ela e a parede foi criado um belo canteiro onde crescem espécies tropicais diversas. As palmeiras-rabo-de-peixe (Caryota mitis) (1) formam touceiras densas capazes de encobrir a visão dos vizinhos, barrar ventos e ruídos. Também se destacam os lírios-da-paz (Spathiphyllum wallisii) (2), o pandano-rasteiro (Pandanus pygmaeus) (3) e as helicônias (Heliconia rostrata) (4).

Espreguiçadeiras, bancos, piscina e uma grande mesa transformam o jardim em um ambiente perfeito para confraternização

Em um dos extremos da piscina, a coleção de chifres-de-veado (Platycerium bifurcatum) (5) que crescem presos à parede cria um volume interessante. Já no lado oposto, o deque de madeira teka faz a ligação entre a área da piscina e a residência. Sobre ele foi disposta uma mesa, onde são servidas as refeições ao ar livre. Usada para o preparo dos alimentos, a churrasqueira com acabamento em concreto passa quase que despercebida, pois foi encoberta pela falsa-vinha (Parthenocissus tricuspidata) (6).

 

CANTINHOS RELAXANTES

As porções do jardim mais afastadas da piscina foram reservadas para a instalação de ambientes voltados ao relaxamento. Um exemplo é o sofáconcha, posicionado sob a copa do flamboyant (Delonix regia) (7). O móvel de fibra sintética conta com almofadas revestidas com tecido Aquablock e ganhou a companhia de uma ânfora de cerâmica vitrificada azulada.

A sensação de aconchego é proporcionada por plantas tropicais, como palmeiras-licuala (Licuala grandis) (8), helicônias e bananeiras ornamentais diversas (9) e um grande filodendro guaimbê (Philodendron bipinnatifidum) (10). O caminho de seixos bordado por planta-alumínio (Pilea cadierei) (11) e singônios (Syngonium podophyllum) (12) leva os moradores a um espaço ainda mais calmo, com cantinhos aconchegantes: uma confortável rede foi disposta entre duas magnólias (Magnolia grandiflora) (13); e um banco de madeira junto ao jardim vertical. A escultura vermelha criada pela artista Signe Mobus pincela cor na paisagem.

[wpcs id=9559]