Ideal para decorar o jardim, o enfeite com cactos e suculentas é fácil de fazer

Texto Laura Neaime | Produção Josi Cardoso

Cheios de charme e fáceis de cuidar, os terrários – minicanteiros cultivados em recipientes de vidro – são perfeitos para enfeitar mesas, aparadores e outros móveis, dentro ou fora de casa. A onda agora, porém, é criar terrários suspensos e pendurá-los em árvores ou na cobertura de pergolados para deixar os ambientes muito mais charmosos.

As técnicas para o preparo do substrato e o plantio das espécies são as mesmas usadas no terrário tradicional. O que muda é apenas o recipiente de vidro usado para abrigar a composição, que deve ter uma alça na parte superior para poder ser pendurado. Até pouco tempo, o único jeito de conseguir esses vasos especiais era comprando-os no exterior. Hoje eles já são vendidos em garden centers pelo país, ainda que a preços altos.

Para quem quer economizar, a jardinista Josi Cardoso ensina como criar em casa um recipiente suspenso usando um vaso arredondado do tipo aquário, um prendedor de cabo de aço e um pouco de cola. Depois é só plantar em seu interior cactos ou suculentas.

MATERIAL NECESSÁRIO

1 vaso redondo de vidro (tipo aquário)
Prendedor de cabo de aço
Cola bicomponente instantânea à base de resina epóxi
Algodão
Acetona
Fio de náilon nº 100
Tesoura
Tijolo moído
Vermiculita média
1/2 colher (chá) de adubo osmocote 14-14-14
Pedras pequenas
Suculentas ou cactos

PASSO A PASSO

1. Para fixar o prendedor de cabo de aço no vaso, limpe a superfície externa do recipiente com um algodão embebido em acetona. Depois faça o mesmo com o prendedor.

2. Prepare a cola bicomponente conforme as recomendações do fabricante e aplique no prendedor de cabo de aço. Fixe a peça na lateral do vaso e segure por um minuto, até que fique firme. Deixe secar por oito horas.

3. O substrato para as plantas deve ser leve e preencher um terço do recipiente. Josi sugere usar uma camada de tijolinho moído – incline o vaso para acomodá-la – seguida por uma camada de vermiculita média. Depois adicione o osmocote, adubo de liberação lenta.

4. Retire o excesso de terra da raiz da suculenta ou cacto escolhido, abra um pequeno berço no centro do vaso e posicione a muda.

5. Umedeça o substrato usando um borrifador. Esse mesmo procedimento pode ser feito para irrigar o terrário sempre que o substrato estiver muito seco.

6. Finalize a composição colocando pedras de formatos e tamanhos variados ao redor da planta. Além de dar acabamento ao vaso, a medida deixa o arranjo mais firme.

7. Passe o fio de náilon dobrado ao meio no prendedor de cabo de aço. Em seguida, passe as pontas do cabo pela alça criada e puxe para ajustar.

8. Amarre as pontas do fio de náilon nos galhos de uma árvore ou na cobertura do pergolado.

 

[wpcs id=9559]