Bastam alguns vasos, uma barra de aço e flores para você criar uma peça decorativa para seu jardim

— Texto e produção Aida Lima | Fotos Valerio Romahn

Esse totem florido é fácil de fazer e, além dos vasos com plantas, inclui uma banheira para pássaros no topo. É um jeito criativo de criar um ponto de destaque no  jardim. O macete para ele ficar bem firme é usar vasos de plástico, que são mais leves e fáceis de trabalhar. Também é importante criar uma boa camada de drenagem no fundo de cada recipiente para a água das regas não empoçar. Quanto às plantas, você pode misturar floríferas, usar só folhagens e até mesmo intercalar flores e folhas. Certifique-se apenas de escolher espécies que tenham as mesmas exigências de cultivo, luminosidade e clima. Neste exemplo foram usados alissos, de flores brancas e um gostoso aroma de mel, e torrênias, de flores coloridas.

MATERIAL NECESSÁRIO

• Substrato para floreira
• Quatro vasos de plástico de 25 cm x 18 cm e um de 30 cm x 22 cm. Eles precisam ter vários furinhos de drenagem e um furo mais largo no centro
• Vergalhão de aço de 1,20 m
• Argila expandida
• Manta geotêxtil
• Prato fundo de vidro
• Mudas de alisso e torrênia

 

PASSO A PASSO

1. Com o auxílio de um martelo ou pedra, finque o vergalhão de aço na terra até ele afundar 20 cm. Em seguida, encaixe o vaso maior, que servirá de base para o totem. Você deve passar o furo central pelo vergalhão e encostar o vaso na terra.

2. Preencha um terço do vaso com argila expandida. Isso garantirá uma boa drenagem e impedirá que a água das regas empoce, o que é prejudicial para as plantas.

3. Cubra a argila com um pedaço de manta geotêxtil. A função da manta é impedir que a terra do vaso saia pelos furos de drenagem. Ela também contém as raízes das plantas.

4. Complete o vaso com substrato para floreira. Antes de plantar as mudas, finque o segundo vaso no vergalhão e acomode-o inclinado por cima do primeiro recipiente.

5. Plante as flores no primeiro vaso e depois repita os passos de 2 a 4 para preparar os vasos seguintes. Atente apenas para a disposição dos recipientes: enquanto o segundo fica acomodado dentro do primeiro, os demais são apenas apoiados na boca do vaso que está abaixo. O último não leva manta geotêxtil ou substrato: deve ser preenchido até a boca com argila expandida para ficar bem firme.

6. Finalize o totem acomodando no topo do último vaso o prato fundo, que servirá de banheira para os passarinhos. Encha-o com água e, se tiver uma pedra ou enfeite de cerâmica, use-o para dar mais charme à sua nova peça decorativa.

[wpcs id=9559]