Aprenda a fazer uma linda e criativa cortina de flores para decorar qualquer cantinho na varanda

Texto LAURA DOUBEK | Fotos ANDRÉ FORTES | Produção AIDA LIMA

Fácil de fazer, esta cortina de flores é uma ótima opção para decorar a varanda e até um cantinho bem iluminado dentro de casa. Ela é composta por vasos presos a duas barras de metal fixadas no teto e fica linda perto de uma janela ou porta. Porém, como trata-se de uma peça rígida, que não balança com o vento, é importante posicioná-la de modo a não prejudicar a circulação das pessoas ou a movimentação de venezianas.

Para criar o efeito de cortina, as barras de comprimentos diferentes são dispostas lado a lado, com os vasos intercalados. Neste passo a passo, eles foram preenchidos com petúnias, mas você pode escolher outras espécies de sua preferência e até trocar as plantas usadas de tempos em tempos para garantir o dinamismo da decoração.

MATERIAL NECESSÁRIO

2 barras de rosca (niple) de 3/8: uma com 1 m e uma com 80 cm
9 porcas para niple de 3/8
4 travessas para lustre com furo
5 arruelas lisas de aço S8 de 1/4
4 parafusos nº 6 com bucha
5 vasos de cerâmica nº 14 com furo
argila expandida
manta geotêxtil
substrato para flores
mudas de petúnias
cacos de vaso
pá de mão
chave de fenda
furadeira
broca 6 para concreto

PASSO A PASSO

1. Comece a montagem da cortina pela barra de rosca maior – a de 1 m –, que receberá três vasos. Passe-a pelo furo de drenagem em um dos vasos.

2. Coloque uma arruela na ponta da barra que atravessou o vaso e, em seguida, rosqueie duas porcas para niple, formando uma base bem firme.

3. Ponha uma porca na outra extremidade da barra e rosqueie até ela ficar 25 cm acima da boca do primeiro vaso. Encaixe a arruela e apoie sobre ela o segundo vaso – não se preocupe se ele ficar inclinado. Repita o procedimento para encaixar o terceiro vaso 25 cm acima do anterior.

4. Repita os procedimentos dos passos 1, 2 e 3 para fixar os vasos na barra
menor. A única diferença é que em vez de três, ela receberá apenas dois vasos.

5. Na hora do plantio, você vai precisar que alguém o ajude segurando o suporte. Comece o plantio pelo vaso de baixo da barra maior: preencha 1/3 dele com argila expandida e depois coloque um pedaço de manta geotêxtil.

6. Com o auxílio da pá de mão, adicione um pouco de substrato para flores.

7. Acomode três mudas de petúnia – certifique-se de que o vaso está bem reto na barra – e complete com substrato. O primeiro vaso está pronto. Repita os procedimentos dos passos 5, 6 e 7 para plantar as floresnos outros quatro vasos, sempre alinhando-os bem.

8. Como as barras com os vasos são pesadas, você vai precisar de duas travessas de lustre para prender cada uma delas no teto. Rosqueie as travessas na ponta da primeira barra e arremate com uma porca. Depois repita o procedimento na outra peça.

9. Alinhe as duas travessas da primeira barra, encoste a peça no teto e marque o local onde serão feitos os furos para pendurá-la (você vai precisar de ajuda para isso). Com a furadeira e a broca nº 6 para concreto, faça os dois furos e depois encaixe as buchas. Agora é só fixar o suporte com os parafusos. Repita o procedimento para pendurar a outra barra – o ideal é deixar um espaço de 50 cm entre elas.

CUIDADO NA HORA DE REGAR

Na hora de molhar as plantas da sua cortina de vasos, nem pense em irrigar todos os recipientes por igual: como a água escorre de um vaso para outro, as flores que estão em baixo ficarão encharcadas. Em vez disso, use o regador apenas no vaso que está no topo e deixe que a força da gravidade leve a água até os demais.

[wpcs id=9559]