TEXTO: Edilson Giacon – Viveiro Ciprest Mudas | FOTOS: Gustavo Giacon

Pouco conhecidas no Brasil, as pimentas nativas são ótimas para o cultivo na horta e em jardins ornamentais

Ao contrário de algumas importadas, as pimentas brasileiras são perenes e chegam a durar décadas produzindo continuamente. Conheça algumas que tenho certeza de que você vai se encantar e querer cultivar.

A aroeira é uma arvoreta que dá essas pequenas sementes ideais para decorar e aromatizar receitas

Pimenta-rosa ou Aroeira-pimenteira (Schinus terebinthifolius)
Arvoreta de pequeno porte, muito ornamental, perfeita para o cultivo em jardins. Gosta de sol pleno, apesar de se desenvolver bem em locais de meia-sombra. Rústica, cresce tantos em solos úmidos, quanto nos mais secos. Seus frutos nascem em cachos repletos de pequenas bolas, que quando estão maduras ganham um tom vermelho-rosado. São mais aromáticos do que picantes. Têm um perfume amadeirado. É mais comum usá-los inteiros, finalizando a decoração de pratos.

Pimenta-longa-brasileira (Piper aduncum)
Os macacos na mata conhecem bem e usam muito essa pimenta. Eles sabem que suas folhas amassadas e esfregadas contra o corpo agem como repelentes de insetos. A espécie é arbustiva e geralmente brota de forma espontânea em áreas de meia-sombra, com solo fértil e umidade constante. Os frutos nascem em longas hastes que reúnem milhares de pequenas pimentas esféricas — quase um pó. Quando colhidas ainda verdes e usadas diretamente na preparação de pratos, com talo e tudo, seu sabor picante lembra o de uma pimenta com hortelã. Quando secas à sombra, podem ser usadas para temperar todo tipo de receita na forma de pó, que se parece muito com a pimenta-do-reino tanto no aroma, quanto no sabor.

Também chamada de falso-jaborandi, essa pimenta cresce espontânea e pode ser utilizada fresca ou em pó no preparo de receitas

Pimenta-de-macaco-do-cerrado (Xylopia aromatica)
Espécie arbórea, gosta de sol pleno e solo com boas condições de drenagem. Suas flores são muito ornamentais e os frutos nascem em cachos. Brotam verdes, abrem-se quando maduros e apresentam um miolo vermelho. A vagem seca e moída tem um sabor aromático também parecido com o da pimenta-do-reino.

Fresca ou seca e moída, a pimenta-de-macaco-do-cerrado é um ótimo substituto da pimenta-do-reino

O ESPECIALISTA
Edilson Giacon tem mais de 40 anos de experiência na produção de espécies ornamentais, frutíferas, nativas e plantas em risco de extinção. É colunista da Revista Natureza para o Guia Prático de Jardinagem e proprietário da Ciprest Mudas e Plantas.
site: www.ciprest.com.br
Blog: https://ciprest.blogspot.com

[wpcs id=9559]