Do primeiro feijãozinho no algodão ao terrário moderninho, a gente vai prendendo uns macetes bons pra deixar as plantas bonitas por mais tempo. Veja os meus preferidos

– Por Carol Costa

Lembro quando ouvi pela primeira vez alguém mandar pôr canela em pó na orquídea. “Esse povo tá tudo doido…”, pensei, mas, jornalista que sou, fui imitar em casa só pra conferir. Paguei minha descrença na língua, é claro: de um jeito meio mágico, a canela em pó estimula a floração da falenópsis e, por algum outro mistério, não tem o mesmo efeito com outros gêneros de orquídeas. Não há receita nem frequência mínima: basta colocar um pouquinho de canela por cima do substrato e, em alguns meses, a planta emite uma haste floral. Para comemorar os 30 anos da Revista Natureza, resolvi compartilhar aqui esse e outros 29 truques que aprendi plantando. Se ficar desconfiado de algum deles, faça como eu: teste!

1. A maioria das orquídeas gosta de tomar o sol fraquinho da manhã, até umas 8h.
2. Plantas de sol pleno precisam de mais cálcio na adubação do que as de sombra.
3. Espécies bulbosas como lírios e amarilis devem receber menos água quando estiverem floridas.
4. Proteger a terra com algum tipo de palha vegetal ajuda a manter a umidade, os nutrientes e os micro-organismos fundamentais ao bom desenvolvimento das plantas.
5. Avencas, violetas-africanas e rendas-portuguesas são sensíveis ao frio e, por isso, preferem ser regadas com água morna ou à temperatura ambiente.
6. O tomate não deve ser adubado com fertilizante rico em nitrogênio, ou os frutos poderão rachar e ficar aguados.
7. Quando ficam finas e compridas, as suculentas estão implorando por mais horas de sol pleno.

8. Jabuticabeiras dão mais frutas se forem irrigadas em abundância e protegidas de correntes de vento.
9. Se a haste da falenópsis não secou, é possível que ela volte a dar flores.
10. Brotos e folhas jovens amareladas são sinal de deficiência de micronutrientes na adubação.
11. Saber o nome científico de uma planta ajuda a entender de onde ela vem, e reproduzir seu hábitat o máximo possível favorece o crescimento saudável.
12. Hortênsias dão flores cor-de-rosa se forem regadas com a água em que ficou de molho um pedaço de palha de aço. Para flores azuis, trate o solo com calcário.
13. Orquídeas que têm pseudobulbos – as catleias, por exemplo – devem
ser plantadas encostadas a uma parede do vaso, com espaço suficiente para os próximos brotos crescerem.
14. Nunca feche um terrário de suculentas. Elas odeiam umidade e apodrecem em poucas semanas.
15. Para saber a hora certa de colher cebolas e cenouras, olhe para as folhas: elas ficam caídas quando a planta está no ponto.

16. Orquídeas gostam de água. Aliás, é mais comum elas morrerem de sede do que afogadas.
17. Plantas de folhas largas e finas – marantas, helicônias e curculigos, entre outras folhagens tropicais – odeiam vento e precisam de umidade constante no solo.
18. Quando samambainhas começam a aparecer espontaneamente, é sinal de que o pH do solo está ácido – e a acidez excessiva impede a boa absorção do adubo.
19. Rabanetes são as hortaliças de colheita mais rápida: da semente ao prato, eles levam apenas 28 dias.
20. O botão de orquídea que caiu repentinamente pode ter sido afetado por mudança brusca de temperatura à noite.
21. Lesmas e caracóis têm hábitos noturnos. Combata-os espalhando pelo jardim pratinhos com cerveja salgada, sempre no final da tarde.
22. Lagartas atacam menos as brássicas (couve, repolho, brócolis, couve-flor e couve-de-bruxelas) se as plantas forem adubadas com boro.
23. Vermiculita misturada ao substrato ajuda a manter o jardim vertical úmido por mais tempo.
24. Saúvas e formigas-cortadeiras são sinal de pouca aeração e deficiência de molibdênio – um micronutriente que ajuda na fixação do nitrogênio – no solo.
25. Alecrim, manjericão e hortelã não se dão bem quando plantados juntos, porque têm necessidades muito diferentes  de luz e água.
26. Canela em pó estimula a floração da orquídea falenópsis.
27. Vasos suspensos ressecam mais depressa que vasos no chão, e vasos de barro retêm menos umidade do que os de plástico.
28. Pedaços de isopor e rolhas de vinho são bons substitutos à argila expandida como camada drenante em vasos e floreiras.
29. Vistoriar as plantas semanalmente é a forma mais eficiente de controlar
pragas e doenças.
30. Todo jardineiro já matou centenas de plantas em seu aprendizado – inclusive eu. 😉

Carol Costa é jornalista, jardinista e idealizadora do blog Minhas Plantas (www.minhasplantas.com.br). Tem uma coluna na rádio BandNews FM e apresenta o programa “Mais cor, por favor” no canal GNT
[wpcs id=9559]