Fotos Divulgação/TV Brasil
Descubra os parques nacionais do país por meio da série Parques do Brasil — uma expedição que revela a riqueza natural e cultural do Brasil, da Amazônia aos Lençóis Maranhenses.
O Brasil abriga 75 parques nacionais, áreas criadas para proteger a biodiversidade e garantir que as futuras gerações também possam conhecer suas paisagens exuberantes, seus sons e seus segredos. A série Parques do Brasil convida o público a embarcar em uma viagem por essas regiões, mostrando o quanto a natureza está conectada à nossa saúde, cultura e qualidade de vida.
Cada episódio é narrado como um diário de expedição, revelando histórias fascinantes sobre a fauna, a flora e os processos ecológicos que sustentam os ecossistemas brasileiros. As imagens em alta definição e a trilha sonora original composta por Flavia Tygel transformam cada cenário em uma experiência sensorial única, aproximando ciência e emoção.

Nesta temporada, a produção percorre seis parques de beleza impressionante: o Parque Nacional da Amazônia, com suas águas do Rio Tapajós e espécies ameaçadas como a onça-pintada e a ararajuba; o Parque Nacional dos Abrolhos (BA), onde a biodiversidade marinha se revela em cores; a Chapada dos Veadeiros (GO), com seus vales e serras; Fernando de Noronha (PE), com suas praias e aves; os Lençóis Maranhenses (MA), com suas lagoas e dunas; e o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (MG), que guarda grutas e pinturas rupestres milenares.
O segundo episódio da nova temporada de Parques do Brasil mergulha nas águas quentes e rasas do Parque Nacional dos Abrolhos. A atração inédita, que a TV Brasil exibe neste domingo (16/11) às 19h, revela as belezas do primeiro parque marinho do país, localizado no litoral sul da Bahia.

Um dos ecossistemas marinhos mais importantes do Brasil, Abrolhos protege diversas espécies, como as baleias-jubarte que todos os anos migram da Antártida para darem à luz aos seus filhotes na região. Além das baleias, o Parque abriga aves como os atobás e as fragatas.
O episódio mostra ainda que o Parque também guarda o maior banco de corais do Atlântico Sul com espécies endêmicas como o coral-cérebro e a gorgônia-orelha-de-elefante. Nos recifes formados pelos corais, vivem espécies ameaçadas como o gigante mero e o tubarão-limão.
Sobre a produção
Para destacar áreas de excepcional diversidade biológica e paisagística, o seriado percorre parques nacionais reconhecidos como Patrimônio Natural da Humanidade pela ONU. A atração da emissora pública é resultado de uma parceria institucional entre a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Acesse o site ou Instagram e confira toda a grade de programação.
