A tradicional mostra de paisagismo de Holambra traz soluções que unem sustentabilidade e beleza
TEXTO JULIANA LIMA | FOTOS VALERIO ROMAHN E ANDRÉ FORTES
A sustentabilidade está em alta e, aliada à criatividade dos paisagistas, tem rendido projetos pra lá de interessantes. Uma prova é a 38ª Mostra de Paisagismo e Decoração da Expoflora, que acontece até o dia 29 de setembro em Holambra, SP.
Os autores dos 19 projetos da mostra abusaram da criatividade para propor ideias fáceis de copiar, que permitem a qualquer um entrar nessa onda e ainda economizar. Confira:
Casa sustentável
Por Karina Taccola e Leonardo Celli Coelho
A ideia do ambiente é mostrar que é possível ter soluções sustentáveis para tudo em casa. Um dos destaques é a estufa para horta caseira, que é hidropônica e fotovoltaica. Outra ideia curiosa é o biodigestor residencial, que é alimentado com sobras de alimentos, resíduos orgânicos e até com o esgoto do banheiro, e depois, vira gás metano para ser utilizado no fogão.
Todo o ambiente é feito com materiais sustentáveis: o chão é drenante, feito de pneu reciclado; os móveis e o mural com iluminação foram construídos com paletes; e os cachepôs para as plantas são de papelão sanfonado.
Projeto: Karina Taccola (arquiteta), tel.: (19) 99100-8063; e Leonardo Coelho (empresário), tel.: (19) 99193-8774; biodigestor: BioMovement, www.homebiogas.com.br; estufa: GESTAC (Grupo de Estudos em Ambiência e Controle) – Unicamp, gestac.unicamp@gmail.com; piso de pneu reciclado: Ekoplac, www.ekoplac.com.br; móveis de papelão: Crafta Inteligente, www.craftainteligente.com.br
Piscina biológica
Por Rogério Bernardes, Gustaaf H. M. Winters e Martina T.E. Winters
Atração central deste jardim, a piscina biológica – que permite aos banhistas nadar lado a lado com lambaris rosas, carpas-capim e outros peixes – está totalmente integrada ao spa com fundo de pedriscos. Como a água circula livremente do spa para a piscina e vice-versa, o tratamento não leva produtos químicos e sim ozônio, que não faz mal aos peixes. Essa tecnologia sustentável também torna possível o reaproveitamento da água descartada na filtragem na irrigação das plantas do jardim.
A preocupação com o meio ambiente também se faz presente na parede de bioconstrução, que conta com base de pau a pique, acabamento em barro e foi pintada com geotinta.
Projeto: Rogério Bernardes (laguista e paisagista), tel.: (14) 99623-6134; Gustaaf Winters (biólogo e paisagista), tel.: (19) 99198-8870; e Martina Winters (empresária), tel.: (19) 99213-5224; equipamentos para lagos: Bianco Comércio, Indústria e Engenharia Ltda, www.cubos.com.br; parede de bioconstrução: Mari Alva – Meraki, tel.: (22) 99927-2529; peixes ornamentais: Psicultura São Gabriel, tel.: (19) 99823-0112
Ferro Rendado
Por Paula Brito
No projeto da paisagista Paula Brito, chapas de ferro descartadas pela indústria viraram painéis cheios de recortes que conferem a eles um aspecto rendado; um fogo de chão caprichado; e até um banco com nicho para acomodar a lenha usada na fogueira. O resultado é um ambiente rústico, mas cheio de sofisticação.
Do outro lado do ambiente, foi criado um jardim que mistura o estilo clássico com o tropical, usando apenas palmeiras e bromélias.
Projeto: Paula Brito (paisagista), tel.: (19) 99225-6155; painéis, bancos, luminárias e fogo de chão: Studio Simone Oliveira – Arte Sustentável, tel.: (19) 98142-8617
Para receber as abelhas
Por Marcia Janeiro
Dos meliponários aos canteiros em forma de favo, tudo nesse jardim remete às abelhas – e foi feito com a intenção de atraí-las. Daí a presença massiva de espécies frutíferas e floríferas. Para criar combinações que agradam aos olhos, a paisagista Marcia Janeiro caprichou na combinação de espécies, todas dispostas em ordem de altura para dar profundidade aos canteiros.
Perto dali, a confortável área de estar e refeição tem móveis de madeira reaproveitada, uma lareira em pedra quartzito e as hang chairs para relaxar.
Por fim, uma das paredes do ambiente foi transformada em um jardim vertical de vasos em módulos, o que permite uma fácil manutenção.
Projeto: Marcia Janeiro (paisagista), tel.: (11) 97698-5803
Lazer florido
Por Roberta Cicivizzo Lazarov e Rose Faria
Todo colorido, o jardim tem a ideia de reaproveitar as plantas usadas em um evento, levando-as para casa depois. O destaque fica por conta da mesa no chão, toda decorada com plantas, além dos vários kokedamas (1) com diferentes espécies e da primavera (Bougainvillea spectabilis) (2), que aqui foi moldada por estruturas de ferro.
Projeto: Roberta Cicivizzo Lazarov (designer de produtos, espaços e jardins), tel.: (19) 99842-7737, www.maosearte.com.br; e Rose Faria (designer de plantas), tel.: (19) 99935-3737, www.umafestanojardim.com
Jardim de paletes
Por Daniela Vieira e José Maria da Silva
Pode acreditar: este ambiente de estar no jardim foi todo estruturado com paletes, aqueles estrados de madeira usados para o transporte de cargas. Empilhados na horizontal, eles formam o sofá – que ganhou almofadas azuis – e a parede verde onde são cultivadas flores e folhagens.
Já para compor os pedestais que sustentam vasos com orquídeas, os paletes foram cortados e empilhados na vertical. A sensação é de que eles “brotam” dos canteiros coloridos e cheios de textura.
Projeto: Daniela Vieira (arquiteta e paisagista), tel.: (11) 94828-3474, www.estudiooh.com.br; e José Maria da Silva (gestor ambiental), tel.: (19) 98169-0412, www.projetorecicle.eco.br; orquídeas e bromélias: Ecoflora, www.ecoflora.com.br; plantas ornamentais: Veiling Holambra, www.veiling.com.br; balanço e tamboretes: CampiFibras, www.campifibras.com.br
Refeições ao ar livre
Por Luciano Marangoni Simões e Lucas de Castro Frigo
A cozinha gourmet na área externa une o rústico ao contemporâneo: foi instalada sob um pergolado de eucalipto tratado com cobertura de filetes de bambu, mas conta com uma moderna churrasqueira pré-moldada que imita tijolos.
O colorido fica por conta do mural que a artista plástica Chris Quaglio pintou na parede. A sustentabilidade, por sua vez, se faz presente nos móveis de madeira de demolição.
Projeto: Luciano Marangoni Simões (paisagista), tel.: (19) 99603-0507; e Lucas de Castro Frigo (paisagista), tel.: 19 99695-6954; móveis: Caberlin Móveis, tel.: (19) 99669-4552; churrasqueira: Realfa, tel.: (19) 3258-1378; artista plástica: Chris Quaglio, tel.: (19) 98809-5628
Charme antigo
Por Luciano Marangoni Simões e Lucas de Castro Frigo
Esse cantinho é inspirado nas praças portuguesas e tem um ar antigo muito charmoso.
O portão de ferro envelhecido sustentado por pilares de tijolos à vista mostra que o simples também pode ser belo.
Projeto: Luciano Marangoni Simões (paisagista), tel.: (19) 99603-0507; e Lucas de Castro Frigo (paisagista), tel.: 19 99695-6954
Vibe praiana
Por Mauro Cortesini
A vibe praiana dessa área de estar é garantida não só pelo uso de obras de arte, como a peça da artista plástica Ana Cristina Chekerdimian, que retrata uma paisagem da Grécia, mas também pelo seu belo contraste de cores e disposição dos móveis modernos.
Projeto: Mauro Cortesini (engenheiro agrônomo e paisagista), tel.: (19) 3886-4159 / (19) 99222-9154
Colorido atraente
Por Karina Taccola e Tania Gine
Seja pelas plantas, seja pelos “pergolados” de tecidos, o colorido desse espaço chama a atenção de qualquer um. Para quem quiser apreciar essa bela paisagem, o chão com folhas secas e o sofá feito de grandes bolas de plástico estão à disposição.
Projeto: Karina Taccola (arquiteta), tel.: (19) 99100-8063; e Tania Gine (artista plástica), tel.: (19) 98174-4869
Área de alimentação moderna
Por Allan de Oliveira, Nayara Laurindo Pereira e Renato Lima
O ambiente é moderno do começo ao fim. A adega, feita de paletes, funciona também como um bar. Ao lado, a mesa de refeição tem um vinco de água que vem de uma fonte embutida e deságua em um espelho d’água, feito de isopor banhado em cimento: uma ideia muito criativa que traz frescor e beleza ao espaço. A decoração conta ainda com um mural de lambe-lambe e uma escultura que brinca com o relevo na parede.
Projeto: Allan de Oliveira (designer de interiores), tel.: (19) 99310-5448; Nayara Laurindo Pereira (arquiteta urbanista e designer de interiores), tel.: (19) 98228-0763; e Renato Lima (designer de interiores), tel.: (19) 98290-0093
Faça você mesmo
Por Carla Dadazio
A ideia aqui foi criar uma área de estar confortável e descomplicada. O fogo de chão, por exemplo, é composto por blocos pré-moldados que qualquer um consegue instalar e ainda pode ser transformado em uma churrasqueira com grelhas.
A fonte, cuja água transborda para um espelho d’água, é outro detalhe curioso: criada com um vaso, uma bomba de aquário e um tubo PVC, ela entra na vibe do “faça você mesmo”.
Projeto: Carla Dadazio (arquiteta e paisagista), tel.: (19) 3829-2224; caixa metálica do espelho d’água: Calhas Nova, www.calhasnova.com; lareira externa: Poço de Fogo, www.pocodefogo.com.br
Inspirado em Burle Marx
Por Orpheu Thomazini e Cléia Thomazini
O ambiente é uma homenagem à década de 1970 e a Burle Marx. A garagem é integrada a uma área gourmet e a decoração é feita em tons de laranja, azul turquesa e verde, cores do movimento de contracultura da época.
O destaque fica, principalmente, por conta do mosaico feito de pedras portuguesas em preto e branco, remetendo ao calçadão de Copacabana, marca registrada da obra do ilustre paisagista.
Projeto: Orpheu Thomazini (arquiteto urbanista e paisagista), tel.: (19) 98169-6496; e Cléia Thomazini (arquiteta urbanista, paisagista e decoradora de interiores), tel.: (19) 99227-7507; piso em pedra portuguesa: Bueno Calçadas, tel.: (19) 98189-9168; painel de gesso pintado: Gesso Gui, tel.: (19) 99853-4158; arte: LA ROCHEL – Mosaicos, tel.: (19) 99209-3468
Volta ao passado
Por Marcelo Oliveira
Inspirado em fazendas antigas, esse ambiente é composto por móveis garimpados em antiquários, marcenarias e lojas especializadas. A sensação é de uma volta ao passado.
A mistura de plantas representa a integração entre o Novo Mundo (América) e o Velho Mundo (Europa) da era colonial. Assim, tem-se as tropicais palmeiras-bambu (Chamaedorea elegans) (1) e os buxinhos europeus (Buxus sempervirens) (2) lado a lado.
Projeto: Marcelo Oliveira (engenheiro agrônomo e paisagista), tel.: (19) 9833-9400; peças antigas de decoração: Restaurante a Antiquário Carroça, tel.: (19)99710-3376; plantas ornamentais tropicais: Palmeiras Barreiro, tel.: (19) 98453-0007
Materiais inovadores
Por Cris Antonelli e Ricardo Natalicchio
O diferencial nesse pergolado não está no design, mas sim no material adotado: pínus autoclavado. A madeira, que antes não era usada em ambientes externos por se deteriorar facilmente, agora pode ser tratada para resistir às agressões do clima e aos fungos.
Outra boa ideia do espaço são os painéis de isopor usados para decorar a parede. Para poderem ficar na área externa, eles são cobertos por argamassa.
Projeto: Cris Antoneli (arquiteta, paisagista e laguista), tel.: (11) 96997-0007; e Ricardo Natalicchio (arquiteto urbanista), tel.: (1) 96214-0333; pergolado: Ekomposit do Brasil S.A., tel.: (49) 3223-3400; painéis: I9TÉKH, www.i9tekh.com.br; minihibiscos: Panorama Flores, www.panoramaflores.com.br
Jardim temático
Por Patrícia Casselli e Filipe Casselli Goethe
Para criar este paisagismo de temática religiosa, a paisagista Patrícia Casselli apostou no reaproveitamento de grades e portões de ferro de demolição.
As peças aparentemente sem serventia viraram enfeites para a parede e uma mandala preenchida com pedriscos para decorar o piso.
O sino artesanal de bronze e as esculturas do artista plástico João Viana Guevara complementam a composição.
Projeto: Patrícia Casselli (paisagista), tel.: (11) 96383-1518; e Filipe Casselli Goethe (engenheiro agrônomo), tel.: (11) 99895-3152; grades e portões: Vila dos Portões – Acervo Arquitetônico, www.viladosportoes.com.br; escultura: João Viana Guevara, tel.: (11) 98311-3745
Natureza e arte
Por Marisa Trippia
A artista plástica Marisa Trippia retrata a natureza em suas obras. Nada mais justo, então, do que criar esse ambiente em que diversas flores enchem os olhos e servem de inspiração artística.
Projeto: Marisa Trippia (artista plástica), tel.: (19) 98248-5666
Alimentação ao ar livre
Por Allan de Oliveira
O “Bistrô cafeteria” foi criado usando apenas materiais sustentáveis: a treliça da parede verde e as colunas do banco são de pontaletes de eucalipto reaproveitado, o banco é de madeira reutilizada e o deque embaixo do contêiner é de paletes. Aqui, as pessoas podem saborear um café enquanto relaxam em meio à natureza.
Projeto: Allan de Oliveira (designer de interiores), tel.: (19) 99310-5448
Escola sobre flores
Por Cinara Libéria Pereira Neves e Roberta Cicivizzo Lazarov
Essa sala de aula, que também é um jardim, é destinada a cursos práticos com abordagens simples sobre flores para todos os apaixonados por natureza.
Projeto: Cinara Libéria Pereira Neves (engenheira agrônoma), tel.: (31) 99322-4232; e Roberta Cicivizzo Lazarov (designer de produtos, espaços e jardins), tel.: (19) 99842-7737, www.maosearte.com.br