Aprenda a usar plantas de clima seco para criar arranjos em forma de bola que imitam os arbustos topiados

Texto Laura Neaime | Criação e Fotos Josi Cardoso

A versatilidade das suculentas sempre esbarrou em uma limitação: as espécies, apesar de serem fáceis de cultivar e renderem ótimas combinações, não aceitam podas de condução, o que impede a elaboração de composições em forma de bola, como as dos arbustos topiados. A jardinista Josi Cardoso, porém, encontrou um jeito de driblar essa dificuldade: com o auxílio de um cesto de arame próprio para o cultivo de floríferas suspensas, ela dispôs as suculentas formando um globo muito ornamental.

O arranjo é durável, mas requer manutenções periódicas para não perder a forma com o crescimento das plantas. A principal delas é, a cada sete meses, remover os brotos novos para manter o desenho globoso. Fora isso, os cuidados são os mesmos das suculentas em geral. Escolha as suas espécies favoritas e siga os passos para criar seu vaso “topiado”.

MATERIAL NECESSÁRIO

• 1 vaso de cerâmica
• Substrato drenante
• 1 cesto de arame com o mesmo diâmetro do vaso de cerâmica
• Argila expandida
• Pincel ou trincha
• Haste de madeira
• Suculentas variadas, de preferência espécies com formato de roseta

PASSO A PASSO

1. Preencha 3/4 do vaso de cerâmica com argila expandida. Em seguida, encha o restante do recipiente com o substrato. Vire o cesto de cabeça para baixo e coloque-o sobre o vaso. Enterre levemente as bordas.

2. Desfaça o torrão que envolve as raízes das suculentas e acomode-as uma a uma no vaso. Use o cesto como apoio e enterre as raízes no substrato.

3. Conforme vai acomodando as mudas, acrescente mais substrato ao vaso para que, no final, ele preencha todo o cesto, porém sem encobrir as suculentas.

4. Com uma haste de madeira, pressione levemente o substrato e as raízes das suculentas para firmar as plantas no lugar. Sempre que necessário, adicione mais substrato para preencher os vãos.

5. Depois de acomodar todas as mudas, use o pincel ou trincha para limpar
delicadamente a terra que possa ter caído sobre as suculentas.

6. Espere pelo menos 48 horas para realizar a primeira rega. No início, use um regador de bico fino para não deslocar as plantas. Depois que elas enraizarem, a irrigação pode ser feita com um regador comum ou mangueira.

 

[wpcs id=9559]