Uma seleção de orquídeas exibidas que permanecem floridas por um longo período quando cuidadas com carinho

Texto Gabi Bastos  |  Fotos Valério Romahn  

Com formas incríveis, cores exuberantes e, muitas vezes, perfumes intensos, a florada das orquídeas costuma durar bastante, entre 15 e 20 dias. Mas algumas espécies, mais exageradas, abusam da oportunidade de se exibir e permanecem floridas por dois meses ou mais para deleite de seus apreciadores.

Tanto a chuva-de-ouro, que tem flores amarelo vibrante, quanto a orquídea-chocolate, de pétalas rosadas, exibem suas belas floradas por 60 dias

Bons exemplos são a chuva-de-ouro (Oncidesa Aloha Iwanaga) (1) e a orquídea-chocolate (Oncidium Sharry Baby) (2). Resultantes de cruzamentos genéticos realizados artificialmente pelo homem, elas apresentam pequenas flores vistosas por cerca de 60 dias, distribuídas ao longo de hastes de mais de 1 m de comprimento. E, como os nomes populares dessas plantas indicam, a grande atração da orquídea chuva-de-ouro é a florada amarela e da orquídea-chocolate, o
perfume que lembra o do chocolate.

INSATISFEITOS POR NATUREZA

Pétalas, sépalas, labelo, cada detalhe das flores das orquídeas foi cuidadosamente planejado pela Natureza para atrair polinizadores e garantir a propagação da espécie. “O tempo da florada é o esforço extra que garante o sucesso na reprodução”, conta o orquidófilo Erwin Bohnke.

Além de ter florada longa, a Phalaenopsis pulcherrima volta a florescer quando sua haste é cortada

A Prosthechea sceptra, por exemplo, apresenta por até 60 dias inúmeras flores, de cerca de 3 cm de diâmetro, que atraem pequenos insetos. Já a Phalaenopsis pulcherrima (3) fica florida durante 30 a 60 dias, atrai mariposas e, quando sua haste floral é cortada, volta a florescer logo em seguida.

A campeã da florada extensa é a Phalaenopsis hybrid. Desenvolvida pelo homem, a espécie tem flores que chegam a durar 90 dias

No entanto, o homem, sempre ávido por beleza e insatisfeito por Natureza, encontrou um jeito de melhorar ainda mais a floração das orquídeas: ele passou a separar as plantas e realizar cruzamentos artificiais com o objetivo de produzir flores maiores e floradas mais duradouras.
O resultado de um desses cruzamentos é a Phalaenopsis hybrid (4), com flores de mais de 8 cm de diâmetro capazes de enfeitar a casa por incríveis três meses.

É UMA TROCA

Não pense que as orquídeas são bobas de florescerem intensamente sem exigir nada em troca. Seres evoluídos, elas só ficam floridas por um longo tempo se tiverem energia. O negócio delas é sobreviver, e não agradar. É preciso fornecer temperatura, luminosidade, umidade e nutrientes adequados a essas espécies para que elas se sintam à vontade para se exibir por tanto tempo. Por isso, informe-se sobre as condições climáticas que as plantas estão acostumadas a receber onde vivem naturalmente e tente recriá-las.

A campeã da florada extensa é a Phalaenopsis hybrid. Desenvolvida pelo homem, a espécie tem flores que chegam a durar 90 dias

O espetacular cimbídio (Cymbidium hybrid), por exemplo, é resultante de cruzamentos realizados com espécies nativas das margens arenosas e pedrogosas de rios de água gélida do Himalaia. Assim, no tropical Brasil, precisa ser regado com pedras de gelo, principalmente no outono, para florescer. Com esse cuidado, sua florada, encontrada em inúmeras cores, pode durar até 75 dias.

FLORADAS QUE SE PROLONGAM

Algumas orquídeas têm flores que duram poucos dias, mas que brotam sucessivamente por um longo período, mantendo a planta florida por muito tempo. É o caso da exótica concha-de-marisco (Prosthechea cochleata). Nativa de Belize, na América Central, ela tem flores de formato peculiar que começam a despontar na primavera e só terminam de brotar seis meses depois.


Também há espécies que passam a ter florada mais duradoura à medida que amadurecem. Bons exemplos são as Miltonia hybrid. “Com o passar dos anos, sua haste fica mais longa e, consequentemente, com mais flores. Como elas se abrem uma em seguida da outra, a florada chega a durar quase dois meses”, explica Erwin.
Independentemente do tipo de florada, as orquídeas, quando bem cuidadas, retribuem com flores por um bom período do ano.