Confira duas soluções práticas e charmosas para cultivar temperos diversos em varandas compactas

Texto Laura Doubek | Fotos André Fortes|Produção Aida Lima

Ter uma horta para chamar de sua é o sonho de todo jardinista que vive em apartamento – sonho este que muitas vezes é adiado por conta do mito de que hortaliças e temperos não vão bem nas alturas. É verdade que fatores como o excesso de vento nos andares mais elevados podem dificultar um pouco a tarefa, mas desde que o local receba pelo menos quatro horas de sol ao dia – não importa o horário –, dá sim para cultivar uma hortinha e ter ingredientes sempre fresquinhos à mão para usar nas receitas. Em apartamentos onde a luz é mais escassa, vale inclusive tentar acomodar os vasos ou jardineiras no parapeito ou guarda-corpo da varanda para aproveitar ao máximo os raios solares e fazer vingar sua plantação.

Por conta do piso impermeabilizado, as hortas em varandas precisam ser necessariamente cultivadas em vasos e jardineiras, que podem receber uma única espécie ou um mix de plantas, de preferência temperos como orégano, alecrim e hortelã, que se adaptam bem a essa condição. Nesta reportagem, você vai conhecer e aprender a montar dois tipos de hortas compactas perfeitas para apartamentos: uma tina com temperos mediterrâneos e uma jardineira versátil, que permite a substituição de uma espécie por outra sem muita complicação.

MIX NA TINA

São muitas as vantagens de se recorrer a uma tina para montar sua horta de temperos: além de poder concentrar várias espécies em um único recipiente e assim poupar espaço, a peça que já é bonita por Natureza ainda se integra à decoração da varanda, funcionando como enfeite. Quem curte um visual mais rústico pode plantar os temperos sem que a tina seja submetida a qualquer tipo de tratamento – para que com o tempo ela fique parcialmente coberta por limo. Já se a ideia for mantê-la sempre com cara de nova, é importante impermeabilizá-la antes.

No que se refere à escolha dos temperos, a herborista Gabriela Pastro, da Sabor de Fazenda, alerta sobre a importância de seguir algumas regras: “Evite misturar plantas que tenham necessidades hídricas muito diferentes, como a sálvia e o manjericão, ou as que tenham raízes invasoras, a exemplo da hortelã e do capim-limão, que devem ser plantadas em vasos individuais”. Outra sugestão é compor uma horta temática, como essa mediterrânea, que leva sálvia, tomilho, lavanda e orégano.

1. A primeira coisa a se fazer é preencher o fundo da tina com argila expandida, para formar uma camada drenante. Como os temperos que vão compor esta horta precisam de pouco substrato, preencha 2/3 do recipiente com argila.

2. Acrescente a manta geotêxtil – ela impedirá que a argila e a terra se misturem – e preencha o restante do recipiente com terra para plantio.

3. Acomode as mudas. Para a composição ficar mais harmoniosa, procure colocar as menores na parte da frente e as maiores atrás.

4. Acrescente um pouco mais de terra entre as mudas para fixá-las bem no lugar e regue em seguida. Sua tina de temperos está pronta.

JARDINEIRA COM VASOS

As jardineiras plásticas vendidas em garden centers são outra boa opção para quem quer montar uma horta no apartamento, e você pode escolher entre plantar as ervas e temperos direto no recipiente ou apenas usá-la como cachepô para vasinhos individuais. A vantagem no segundo caso é a possibilidade de incluir na composição plantas que normalmente não poderiam ser misturadas – caso da hortelã e do capim-limão –, uma vez que suas raízes ficarão contidas em seus respectivos vasos. Também fica mais fácil trocar um tempero por outro sempre que der vontade: é só tirar um vasinho e colocar o substituto em seu lugar, sem ter que mexer nas demais espécies.

Na jardineira que você aprende a montar a seguir foram usadas salsinha, cebolinha e hortelã, mas você pode escolher qualquer outro tempero de sua preferência. E no final ainda dá para optar entre deixar a hortinha no chão ou pendurá-la no guarda-corpo da varanda.

1. Acomode os vasinhos de tempero lado a lado dentro da jardineira.

2. Em seguida, cubra tudo com argila expandida para esconder os recipientes e criar a sensação de que os temperos foram plantados direto na jardineira. Regue-os.