Com o intuito de impulsionar avanços no setor de gramicultura, a Itograss, produtora de grama natural e líder do segmento no País, abriu as portas para convidados do seu mais novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento na cidade de Patrocínio Paulista (SP)

TEXTO E FOTOS: AIDA LIMA

As boas-vindas do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento
Lounge de recepção
Os convidados tiveram a oportunidade de conferir de perto os tipos de gramas da Itograss

O evento aconteceu na última sexta-feira, 19 de abril, com a presença de clientes e parceiros como autoridades, representantes de incorporadoras e representantes dos mais importantes clubes de futebol brasileiros, além de paisagistas, jardineiros e a imprensa.

A proposta foi apresentar o seu novo espaço e mostrar de perto as mais de 300 variedades de 20 espécies nativas e exóticas de grama estudadas pela empresa, além do Espaço Golf no qual são testados e analisados os gramados especiais para esse esporte.

Campinas com amostras das gramas comercializadas pela Itograss
Apresentação das gramas especiais no espaço golf

A imersão visou ainda a oportunidade dos clientes, parceiros e pesquisadores conhecerem em primeira mão o compromisso da empresa com a parte técnica, que inclui a validação dos cultivares, dos processos produtivos e melhoramentos genéticos das variedades de grama.

Tubos com gramas estudadas. O espaço é chamado de banco de germoplasma
Estufa de estudos
Na estufa são planejados e estudados novos cultivares

“Somos pioneiros no setor porque, desde 1975, nós nos responsabilizamos pelas mais importantes inovações no cultivo de grama nacional. Temos mais de 35 unidades de produção espalhadas pelo Brasil, que nos confere a capacidade de atender grande parte do País de forma ágil e eficiente, com nossos mais de dez tipos de gramas comercializadas atualmente em quatro formatos (placa, sprigs, rolo e ready to Play), atendendo a diversas necessidades e finalidades de nossos clientes”, explica Rodrigo Santos, Coordenador do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Itograss.

SOBRE A ITOGRASS

Túnel do tempo Itograss. Divulgação

A Itograss começou o cultivo de grama natural em território nacional na década de 70, com uma ousada meta de ser referência no mercado. Para isso, trouxe uma revolucionária técnica dos EUA e foi a responsável por implementar a espécie Zoysia japonica no Brasil, batizando-a de grama-esmeralda, que até hoje continua sendo a mais vendida no País.

À frente de várias inovações na gramicultura em território brasileiro, a Itograss foi a empresa que iniciou a produção da grama-São-Carlos, que, até então, era fruto de extrativismo e introduziu novos formatos de comercialização, divididos em quatro tipos.

Grama-esmeralda Imperial. A primeira com proteção de patente no mercado nacional rendendo royalties de diversos países como EUA, México, Austrália e África do Sul. Com essa grama, a Itograss elevou o Brasil ao patamar de desenvolvedor de grama

FORMATOS DE GRAMA ITOGRASS:
TAPETE
Que não precisa ser enrolado para o transporte, melhorando significativamente a qualidade do produto;

Fotos: divulgação

SPRIGS
Que proporciona um nivelamento perfeito aliado ao baixo custo;

Fotos: divulgação

MAXI ROLO
Que gera uma economia significativa no custo de plantio de grandes obras;

Fotos: divulgação

READY TO PLAY
Um procedimento capaz de fazer algo até então inédito, que é permitir que o campo fique pronto para o jogo em apenas 24 horas após o plantio (foi essa técnica, inclusive, que permitiu a realização de diversos jogos no Maracanã, logo após a abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, levando a Itograss até o Qatar para compartilhar o seu know-how.

Fotos: divulgação

Também criou o Centro de Gramados Esportivos para oferecer as melhores variedades de grama e as tecnologias mais inovadoras do segmento. Como resultado, a grama Itograss foi palco dos maiores eventos esportivos realizados no Brasil, como os Jogos Panamericanos 2007, a Copa do Mundo Fifa 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Além disso, está presente nas principais arenas do país como Maracanã (RJ), Mané Garrincha (DF), Mineirão (MG), Morumbi (SP), Mangueirão (PA), Castelão (CE) e Fonte Nova (BA).

Filiada às principais associações nacionais e internacionais do setor, a Itograss destaca-se também no desenvolvimento de projetos em conjunto com instituições brasileiras como Unesp, Embrapa, Associação Nacional Grama Legal; e internacionais como a Universidade da Flórida, além da afiliação à Turfgrass Producers International para manter constante intercâmbio com a entidade.

Para conhecer a Itograss, acesse o site da empresa.

[wpcs id=9559]