Uma vez ao ano, a realeza belga abre as portas do palácio de Laeken para os súditos apreciarem o jardim e as belas plantas da Estufa Real
– Por Roberto Araújo | Fotos Valerio Romahn
A família real belga pode não ser uma das mais conhecidas da Europa, mas certamente é a que tem a mais bela estufa de plantas do continente. Situada nos jardins do Castelo Real de Laeken, um subúrbio ao norte da capital Bruxelas, a Estufa Real foi construída no século 19 e abriga uma coleção de plantas impressionante, com espécies das mais variadas partes de mundo.
Durante a maior parte do ano, apenas a realeza tem o privilégio de apreciar essa beleza. Porém, na primavera, por cerca de duas semanas, a família real abre as portas do palácio para que os súditos – e também os turistas – possam conhecer sua coleção de plantas. A Revista Natureza esteve lá este ano e mostra um pouco do que viu.
Construída no século 19, a Estufa Real parece um palácio de cristal. As estufas abrigam plantas exóticas e com coloridos diversos, enquanto as flores dos rododendros encantam os visitantes.
Caminhos repletos de plantas interligam as estufas maiores e, em uma das estufas, fica a coleção de samambaias da família real.
Esculturas em meio às plantas enobrecem os ambientes. Abaixo, a florada colorida das azaleias.
Algumas estufas são tão altas que possibilitam o cultivo de palmeiras em seu interior. Há exemplares que datam do final do século 19, época em que o complexo foi construído. As estufas de Laeken abrigam uma impressionante coleção de brincos-de-princesa. Conduzidos como trepadeira, eles pendem do teto e proporcionam um espetáculo a quem passa pelos corredores.
Quando o arquiteto real Alphonse Balat projetou o complexo de estufas, em 1873, as construções de metal e vidro eram novidade.
Os jardins do palácio de Laeken também impressionam pela beleza. Abaixo, uma cerejeira ornamental vermelha colore a paisagem.
Nascida no final do século 19, a rainha Elisabeth usava este cottage (uma espécie de chalé) como ateliê.
A escultural acácia-do-japão chama a atenção de quem caminha pelo jardim, enquanto os rododendros repletos de flores amarelas iluminam um cantinho sombreado. As magnólias majestosas como essa é algo raro de se ver. Ela mede cerca de 8 m de altura e fica repleta de flores na primavera.
O palácio é rodeado por um extenso gramado delimitado por bosques, uma marca característica dos jardins ingleses tradicionais. Ao centro, uma glicínia envolve um poste de luz.