Conheça na Flórida, EUA, alguns dos jardins que usam as plantas para criar mundos que estimulam a imaginação de crianças e adultos
— Texto e fotos Roberto Araújo
A magia está por toda parte. O castelo da Cinderela resplandece diante dos seus olhos e, a qualquer momento, a princesa poderá dar um alô para você ou para sua filha. O Coelho da Alice, apesar da pressa, vai ter um tempinho para uma foto. Um show começa com o Mickey e o Pateta. Tudo sempre no meio de jardins. Quase ninguém nota os canteiros ultra coloridos, as nobres palmeiras-azuis, os lagos com peixinhos e pássaros.
Não é para notar mesmo: eles fazem parte da paisagem, por exemplo, ao redor do cinema em 3D no qual o Homem-Aranha vai sentar ao seu lado para combater o crime, ou servir de distração enquanto você espera na fila do safári numa savana que o fará acreditar estar na África.
Os parques da Disney e da Universal, em Orlando, e o Bush Gardens, que fica em Tampa, a 100 km de Orlando, têm um paisagismo fantástico. São eles que dão o clima de encantamento. E os parques são enormes! Escolhi algumas fotos para você que, como eu, troca a adrenalina de despencar de montanhas-russas em altíssima velocidade, pela mágica de alguns dos mais belos paisagismos do mundo.
O Everest está à sua frente. Olhe de novo a paisagem típica do Himalaia refletida no rio; o detalhe da ponte e o porto com mercadorias na cidade imaginária de Anandapur; e a exuberância das plantas, das palmeiras, das árvores. Não dá nem para imaginar que a montanha é apenas um suporte para a montanha-russa Expedition Everest.
O Hulk – ele mesmo, o monstro verde –, quando fica entediado, anda na montanha-russada (foto abaixo à esquerda). Nem olha as belas palmeiras e a primavera que enfeitam as margens de um lago na Universal. À direita, um canteiro repleto de petúnias à beira da piscina do hotel Pop Century Resort.
O incrível, quase inacreditável, é que tudo que você vê foi construído. Nessas duas paisagens do Animal Kingdom havia apenas pântano. A cascata é artificial e todas as plantas foram escolhidas para compor um cenário selvagem, inclusive os matos. Numa “legítima” paisagem africana, os turistas fazem um safári em um caminhão bem típico para conhecer de perto animais incríveis.
Nada como se sentir no Velho Oeste, em uma mina abandonada. Cactos, agaviáceas, caixas e barris abandonados. Mais alguns passos e lá vai você viver fortes emoções num carrinho, sentindo-se o próprio Indiana Jones.
Cansou do Oeste? Então contemple os vasos de russélias enquanto espera para despencar dos elevadores enlouquecidos da casa do terror. As vassouras vieram direto do filme Fantasia e os baldes despejam amores-perfeitos.
Subitamente, no meio do bosque, uma face feminina: é a mãe Natureza que te saúda.
O vaso mix com heras e bocas-de-leão colorem as ruas do parque Hollywood Studios. O guepardo (cheetah, em inglês) mora em Bush Gardens. Está lá porque é o animal mais veloz da Natureza. Em homenagem a ele, foi criado um brinquedo, o Cheetah Hunt, que tem uma fantástica aceleração.
Carros não entram nos parques, mas ao lado do estacionamento do Bush Gardens você encontra esse esplêndido cipó-desão- joão.
A casinha típica do mundo de Harry Potter na Universal ganhou um capim ornamental.
Os flamingos desfilam suas poses por vários parques. Já a árvore da vida tem esculpidos os mais fantásticos animais.