O evento realizado no Jardim Botânico em São Paulo ocorre nos dois últimos fins de semana do mês de julho. Visitantes poderão contemplar coleções de plantas raramente vistas no jardim
Nos próximos fins de semana de julho, o Jardim Botânico de SP promoverá uma grande exposição para os seus visitantes com curiosidades sobre diversas plantas. O primeiro Salão de Botânica será realizado nos dias 22, 23, 29 e 30 (sábados e domingos) e contempla a apresentação de espécies nativas, exóticas e ameaçadas de extinção, com o objetivo de fomentar o conhecimento sobre a flora, além da importância da conservação.
Entre as plantas do salão, estão as carnívoras que possuem características únicas às quais permitem capturar e digerir pequenos animais a fim de obter nutrientes. Algumas têm folhas em forma de armadilhas que fecham rapidamente quando o inseto toca seus “pêlos”; outras obtêm o alimento por meio de líquidos digestivos que afogam suas presas após atraí-las. Essas plantas possuem dieta variada incluindo insetos, aranhas, crustáceos e até mesmo pequenos vertebrados, embora este último caso seja mais raro. Cerca de 15 espécies diferentes estarão disponíveis para observação durante o período.
Além disso, uma ampla amostra da coleção de orquídeas e bromélias exclusivas, como a Cattleya sincorana (Schltr.) Van den Berg e a Portea kermesina K.Koch, da coleção do Botânico, que estão sob ameaça de extinção, também poderá ser vista na exposição.
O público ainda vai conhecer mais sobre espécies comumente encontradas nas residências, a exemplo das suculentas e cactos conhecidos por suas adaptações especiais para armazenar água em folhas, caules ou raízes, o que os permitem sobreviver em ambientes áridos e com escassez hídrica.
Natureza e arte
O novo salão também visa contemplar a arte que, em suas diversas formas de expressão, tem o poder de despertar emoções, transmitir mensagens e promover a conexão entre as pessoas. Quando o universo artístico e de botânica se unem surgem oportunidades únicas para explorar a beleza e a complexidade do mundo natural. As representações artísticas que retratam a riqueza e a diversidade das plantas não apenas valorizam a estética, mas também despertam a consciência sobre a importância e a necessidade da preservação.
A arte Botânica, em particular, desempenha um papel fundamental na documentação e preservação das espécies vegetais. Por meio de ilustrações científicas detalhadas, os artistas registram as características únicas das plantas, permitindo a identificação e o estudo posterior. Essas representações são valiosas para a ciência e para a educação.
Neste sentido, o salão também abrigará uma instalação artística de plantas aquáticas inspirada nas ninfeias e vitórias-régias, exposição fotográficas e oficinas sobre o processo de polinização e o universo das abelhas sem ferrão, além de cerâmicas artesanais produzidas por artistas locais.
Sobre o Jardim Botânico de São Paulo
O Jardim Botânico de São Paulo é uma instituição reconhecida nacionalmente, dedicada à pesquisa, conservação e educação sobre a flora brasileira. Desde a sua fundação, tem sido um importante centro de referência para a Botânica no Brasil e contribuído significativamente para a proteção do patrimônio natural do país.
Serviço:
Salão de Botânica
Data: 22, 23, 29 e 30 de julho (próximos fins de semana do mês)
Horário: das 9h às 17h
Local: Jardim Botânico de SP
Endereço: Av. Miguel Estefano, 3031 (Água Funda), São Paulo, SP, 04301-902
Ingressos e informações: A partir de R$19,90 inteira para compra antecipada no site