Com flores grandes e de tons impressionantes, a planta de clima frio também pode encher de beleza os jardins brasileiros
– Por Marina Gabai | Fotos Valerio Romahn | Produção Aida Lima
Os ranúnculos-asiáticos (Ranunculus asiaticus hybrid), conhecidos popularmente apenas como ranúnculos, são o tipo de planta que não passa despercebida. Donas de uma beleza ímpar que une cores exuberantes e delicadeza na medida certa, as flores da espécie encantam ao primeiro olhar: cada uma conta com entre 150 e 200 pétalas milimetricamente acomodadas em rosetas. A aparência lembra a do papel crepom, e o colorido exibe tons vivos de amarelo, rosa, violeta, laranja, branco, além de combinações de duas cores – resultado de hibridações da espécie. As folhas verdes-escuras e recortadas são coadjuvantes e ajudam a ressaltar a beleza da florada, que ocorre na primavera.
Até algum tempo atrás, cultivar essa espécie no Brasil era algo impensável, já que ela precisa de muito frio para se desenvolver – seu hábitat são regiões da Ásia menor, leste europeu e norte da África. Porém, hoje, graças ao desenvolvimento de variedades de clima mais quente, é possível plantá-la no país.
Cada flor exibe mais de 100 pétalas de colorido impressionante. Há, inclusive, variedades mescladas