Aprenda a produzir em casa composto orgânico para adubar o jardim
Texto CHRISTIANE FENYÖ | Fotos VALERIO ROMAHN | Produção AIDA LIMA
Você certamente já ouviu falar em compostagem, um processo que transforma resíduos orgânicos emadubo para usar no jardim. Pois é cada vez maior o número de pessoas que realiza este procedimento em casa. “São muitas as vantagens: você reduz o volume de lixo descartado na Natureza e ainda economiza com fertilizantes”, diz o educador ambiental e diretor da Morada da Floresta, Claudio Spinola. Segundo ele, o procedimento é muito simples e pode ser executado até por quem mora em apartamento, já que não libera cheiro algum.
Para produzir seu próprio adubo, você vai precisar de uma composteira, que pode ser comprada em lojas especializadas. Quem preferir pode construí-la em casa usando baldes plásticos. É simples, rápido e tão eficiente quanto as composteiras tradicionais.
MONTAGEM DA COMPOSTEIRA
Na hora de montar uma composteira, é importante calcular bem o tamanho dos recipientes que receberão os resíduos. “O ideal é que a família demore um mês para encher cada um deles. Por isso, quanto maior o número de pessoas, maior deve ser o balde”, diz Claudio Spinola.
Cada pessoa produz, em média, 500 ml de resíduos por dia, ou 15 litros mensais. Porém, este volume pode ser maior ou menor, dependendo do número de refeições que se faz em casa. No passo a passo ao lado você aprende a criar uma composteira com baldes de 10 litros. Para facilitar a identificação, eles serão chamados de balde 1, 2 e 3.
MATERIAL NECESSÁRIO
• 3 baldes plásticos de 10 litros com tampa
• Estilete
• Furadeira
• Brocas no 5 e no 1 (ou no 1,5)
PASSO A PASSO
1. Com o auxílio do estilete, abra um buraco redondo nas tampas dos baldes 1 e 2. Estes buracos devem ser um pouco menor que o fundo do recipiente, para permitir que os baldes sejam empilhados.
2. Vire os baldes 2 e 3 de cabeça para baixo e, usando a broca no 5, faça furos no fundo dos recipientes. O ideal é que o espaçamento entre os furos seja de dois dedos.
3. Coloque a broca no 1 na furadeira e faça furos na tampa do balde 3. Deixe
espaçamento de dois dedos entre os furos.
4. Ainda com a broca no 1, faça furos nas laterais dos baldes 2 e 3, bem próximo à boca dos recipientes. O espaçamento entre os furos deve ser de dois dedos.
5. Os baldes estão prontos para serem empilhados. Coloque o balde 1 embaixo, o 2 no meio e o 3 no topo.
COMO FAZER A COMPOSTAGEM
O processo de transformação do material orgânico em composto pronto para usar no jardim demora 60 dias e não libera odores, desde que sejam Seguidas algumas regras básicas: usar minhocas californianas (elas são mais eficientes na decomposição de alimentos crus), depositar nos baldes apenas restos de alimentos frescos (verduras e frutas, exceto as cítricas) e sempre cobrir os resíduos com folhas secas ou serragem. “Quem mora em apartamento e não tem acesso fácil a estes materiais pode usar a palha que vem nas caixas de abacaxi ou melão vendidos em feiras livres”, sugere Claudio.
Outras dicas são picar bem os resíduos, para facilitar seu consumo pelas minhocas, e não espalhá-los pelo balde. “É melhor concentrá-los em um canto, para reduzir a quantidade de material seco necessário para encobrir os restos de alimento”, explica Spinola.
O balde 1 tem como única função coletar o chorume – o líquido liberado no processo de compostagem e que pode ser usado como adubo líquido. O balde 2 ficará vazio a princípio e o 3 receberá os resíduos. Passados 30 dias, quando o balde 3 estiver cheio, ele será rebaixado para o nível intermediário e o balde 2 assumirá o seu lugar, passando a receber os resíduos. Acompanhe o passo a passo:
MATERIAL NECESSÁRIO
• Composteira com três recipientes
• Composto orgânico
• Minhocas californianas
• Restos de alimentos
• Folhas secas ou serragem
PASSO A PASSO
1. Coloque no fundo do balde 3 uma camada de dois dedos de composto orgânico com minhocas californianas.
2. Deposite os resíduos em um canto do balde e cubra-os com folhas secas,
serragem ou palha.
3. Repita o procedimento toda vez que for depositar resíduos, até encher por completo o balde 3 (o processo deve demorar 30 dias).
4. Troque o balde 3 de lugar com o 2 e comece a depositar nele os resíduos. Desta vez, não é necessário colocar substrato no fundo. As minhocas continuarão consumindo os resíduos do balde 3 e, quando não houver mais alimento no local, migrarão para o balde 2 por meio dos buracos no fundo do recipiente e na tampa.
5. Passados mais 30 dias, o balde 2 estará cheio de resíduos e o composto do balde 3 pronto para o consumo. Para remover o produto preservando as minhocas, siga as dicas do quadro Como armazenar o composto.
6. O chorume que está no balde 1 também pode ser usado como fertilizante líquido. Basta diluir uma parte do produto em dez partes de água e aplicar no jardim, ou nas plantas em vaso, uma vez por semana.
COMO ARMAZENAR O COMPOSTO
Na hora de retirar o composto orgânico do balde, é importante separar as minhocas e devolvê-las à composteira. A dica de Claudio Spinola é levar o balde para um local ensolarado e, com as mãos, arrastar pouco a pouco o composto para uma lateral . “As minhocas são sensíveis à luz solar e migrarão para o fundo do balde”, explica ele.
O composto pronto pode ser guardado em sacos plásticos e depois usado no
jardim. Ao ser retirado da composteira ele estará úmido mas, se for deixado sob o sol, secará e ficará com textura similar à da borra de café.