Economize água na hora das regas
– Por Ana Luísa Vieira | Fotos Valerio Romahn
Todo jardim – inclusive os mais áridos – precisa de água para que as plantas cresçam saudáveis. Mas molhar o gramado, os vasos e canteiros não deve ser uma desculpa para desperdiçar água. Com algumas medidas simples, é possível garantir a irrigação de que as plantas tanto precisam e ainda reduzir o consumo de água. Seu bolso e a Natureza agradecem.
CUBRA A HORTA COM PALHA OU RESTO DE GRAMA
Segundo Sílvia Jeha, herborista da Sabor de Fazenda (www.sabordefazenda.com.br), isso ajuda a reter a umidade das regas e reduz a evaporação. De quebra, o material vira adubo orgânico para as plantas conforme se decompõe. “A medida também evita o ressecamento e a erosão do solo”, diz ela. Embora a dica de Silvia tenha como foco principal as hortaliças e temperos, também pode ser aplicada à maior parte das espécies cultivadas em canteiros.
REGUE NA HORA CERTA
– Evite irrigar as plantas do jardim em horário de pico solar (das 10h às 16h). Neste período, boa parte da água é perdida devido à evaporação. Prefira fazer as regas no início da manhã e principalmente no fim da tarde, para que a água se mantenha no solo por mais tempo. Se o espaço for grande, aposte em sistemas de irrigação por aspersão: eles têm jatos de longo alcance e garantem que o processo seja feito de maneira eficiente e econômica.
PREFIRA OS VASOS DE PLÁSTICO
– Segundo a jardinista Carol Costa (www.minhasplantas.com), por serem impermeáveis, eles perdem menos água que os vasos de barro ou cerâmica, que são porosos.
MANTENHA AS PLANTAS PRÓXIMAS UMAS DAS OUTRAS
A dica vale, inclusive, para as espécies cultivadas em vasos. “A proximidade faz com que as plantas criem um microclima e aproveitem a umidade gerada pela própria transpiração”, diz Carol Costa.
ORGANIZE AS PLANTAS CONFORME AS NECESSIDADE HÍDRICAS
– Agrupar em uma área as espécies que exigem pouca água e em outra as que precisam de regas frequentes facilita o trabalho e ainda reduz o desperdício.