Com um truque simples é possível garantir frutos de janeiro a outubro
– Por Marina Gabai
O sabor característico – adocicado, mas com um toque ácido – e a polpa carnosa com textura levemente áspera fazem da goiaba uma das preferências nacionais quando o assunto é fruta. Não só para o consumo, mas também para o plantio, já que a espécie é fácil de cultivar e vai bem até em vasos. O único senão é que os frutos aparecem apenas entre janeiro e março, deixando no resto do ano um gostinho de quero mais.
O produtor Edilson Giacon, no entanto, diz que com um pequeno truque muito usado por viveiristas e produtores é possível colher goiabas praticamente o ano inteiro. O segredo está em podar a árvore – que normalmente é deixada crescer livremente – duas vezes ao ano. Segundo ele, o primeiro corte precisa ser feito no mês de novembro, e apenas metade dos ramos deve ser aparada, retirando de 30% a 50% do comprimento. “Não existem regras para a escolha
dos galhos, mas para conseguir um efeito mais bonito é indicado podar ramos espalhados por toda a copa,
evitando criar buracos”, ressalta o produtor.
Mesmo que na hora da poda a árvore já esteja florida e com alguns frutos pequenos, não tenha medo de cortá-los – vai valer a pena. Os ramos que foram preservados frutificarão na época tradicional – entre janeiro e março – e deverão ser podados em março, iniciará uma nova frutificação, que vai até outubro.
Além da frutificação fora de época, as duas podas anuais costumam ter como resultado goiabas maiores e mais suculentas. Giacon também alerta para a importância de, após as podas, adubas a planta com 1 kg de torta de mamona ou 200 de NPK 10-10-10 e irrigá-la pelo menos uma vez por semana nos 40 dias que se seguem.