FOTOS: Divulgação

Se você ainda não conferiu a 36ª CASACOR São Paulo, que acontece até 6 de agosto, ainda dá tempo de conhecer todos os ambientes e conferir de perto o espaço da paisagista Mônica Costa que assina a Horta Urbana.

Na Horta Urbana da paisagista Mônica Costa, vasos com ervas e temperos em floreiras no chão podem ser trocados com facilidade caso alguma planta precise de manutenção

Guiada pelo tema da mostra Corpo & Morada, a paisagista apresenta um espaço sensorial e imersivo de bem-estar e prazer. São 100 m², sendo 70 m² indoor e 30 m² outdoor, que promovem a conexão com a natureza e despertam a consciência ambiental, incentivando os visitantes a se envolverem no cultivo de plantas, permitindo que compreendam melhor o ciclo de vida dos alimentos, a importância da água e a necessidade de práticas agrícolas sustentáveis.

“Essa experiência pode levar a uma apreciação mais profunda do meio ambiente e a uma maior adoção de comportamentos ecológicos”, comenta Mônica, especialista em criar hortas urbanas, tendência que dominou os pedidos do seu escritório para jardins pós-pandemia.

À frente da bancada de trabalho, um belo jardim vertical disfarça e embeleza o imenso muro branco
Filodendro-ondulato e mini-boldo revestem o jardim vertical feito com bolsas de manta geotêxtil

No exterior, a paisagista revestiu o muro com um elegante jardim vertical. Entre as folhagens, destacam-se duas: o filodendro-ondulato (Philodendron ondulata), exuberante por suas folhas verdes e vibrantes e a graciosa forração conhecida como boldinho ou mini-boldo (Plectranthus prostatus), com delicadas folhas verde-claras. Em floreiras no chão, vasos disfarçados por uma moldura de cimento deixam ao alcance da mão mudas de alecrim, manjericão, lavandas e um mix de ervas (que inclui peixinho, arruda, salsa, pimenta, cebolinha, pimentão e hortelã) que ficam fáceis de colher e trazem um aroma agradável ao ambiente. Outra vantagem desses vasos no chão, é que se algum precisar de manutenção, pode ser retirado sem desmanchar todo o canteiro.

Na prática bancada, uma bela pia facilita o cuidado com as plantas e ainda tem floreiras com temperos ficam sempre à mão para a colheita
As raízes expostas de orquídeas vanda embelezam o cantinho dos temperos na bancada

A pia com bancada de pedra facilita o cuidado das plantas e a rotina do preparo dos alimentos. A ideia é promover hábitos mais saudáveis e tornar prazeroso e confortável o cultivo de plantas no jardim. Já o projeto luminotécnico prevê iluminação necessária para as plantas e temperos, além disso, contribui com o cenário do grande jardim à noite, deixando o espaço contemplativo e acolhedor.

Na área coberta, o visitante se vê envolvido por uma varanda que oferece conforto e a possibilidade de contemplação de todo o entorno. O refúgio conta com uma mesa estilo piquenique, bancos em madeira, que se misturam com vasos vietnamitas que abrigam plantas ornamentais e frutíferas como oliveiras, jabuticabeiras e folhagens tropicais.

Móveis práticos e confortáveis permitem fazer refeições na área coberta e descansar para contemplar o paisagismo

“Trabalhar com a terra, sentir a natureza, perceber ciclos e observar a dinâmica da vida interagindo o tempo todo, desperta nossos sentidos, cuida da nossa saúde e nos nutre”.
Mônica Costa

HORTA URBANA – MÔNICA COSTA PAISAGISMO
36ª CASACOR SÃO PAULO
 
De 30 de maio a 6 de agosto de 2023 
Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2073 – São Paulo 
Para visitar, acesse o site do evento.

[wpcs id=9559]