De 12 a 28 de julho, a cidade das flores, será palco do festival mais colorido da região
POR: Aida Lima
São quase 30 mil girassóis que estarão em plena floração e em exposição no parque Hemero Jardins como Arte. É lá que os visitantes poderão circular entre os canteiros, tirar várias selfies e fazer lindos ensaios fotográficos.
O girassol é uma planta de ciclo curto que dura apenas 15 dias, mas nesse período dá um show no jardim e encanta com o amarelo vibrante da flor que segue a luz solar.
Mais uma vez, a variedade cultivada será a Vincent´s Choice, da empresa Sakata Brasil, criada em homenagem ao artista Vincent Van Gogh, um apaixonado por girassóis. Serão 35 mil sementes para garantir por volta de 28 mil mudas. As variedades não produzem pólen para ter mais durabilidade e não causar alergia nas pessoas mais sensíveis. Elas dão flores com impressionantes 12 a 15 cm de diâmetro e hastes com 1,30 a 1,70 m de altura! Para acompanhar o lindo trabalho de semeadura e transplante dessas flores, inclusive, o parque Hemero mantém um diário de cultivo e divulga por meio de suas redes sociais. É só seguir o Instagram @visitehemero.
UM PARQUE QUE É UMA OBRA DE ARTE
Criado há 23 anos pelo proprietário Dario Bergemann, o Hemero Jardins como Arte é um imenso parque de flores que tem mais de 1 km de trilhas e 10 jardins com cerca de 300 espécies de plantas distribuídas em canteiros a céu aberto que garantem o colorido durante o ano todo. Tem canteiros com hemerocális, um tipo de lírio, além de sunpatiens e dálias, que podem ser apreciados durante a primavera e o verão. Já as lantanas e angelônias se abrem no outono e atraem lindas borboletas que dão um espetáculo entre os visitantes.
Mas é no inverno que o Hemero fica ainda mais vibrante e essa é a época mais esperada pelo público, que se programa para a temporada dos girassóis no Jardim do Sol. Em 2023, mais de 30 mil pessoas visitaram o parque para conferir de perto essas lindas flores.
O parque Hemero conta ainda com diversas outras atrações que fazem com que o público aproveite o dia inteiro da visita. Tem capela, trilha ecológica, jardim interativo e o de plantas tropicais, lago de carpas, no qual o público pode até alimentar os peixes, parquinho e mercado de plantas, além de um gostoso café.
REENCONTRO
Visitei o Parque Hemero à convite do Joinville Convention & Visitors Bureau e da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville (SECULT). Na ocasião, tive a oportunidade de rever e matar a saudade de Dario Bergemann, proprietário do Hemero e grande amigo meu e de toda a redação da @RevistaNatureza.
PARA VISITAR
O Hemero Jardins como Arte abre de terça a domingo, das 9h às 18h. Os ingressos custam a partir de R$ 40. Crianças e idosos pagam R$ 20, mas vale acessar o site para conferir as variadas opções de combos para famílias e até o passaporte anual com preços especiais.
Hemero Jardins Como Arte
Rua Tenente Antônio João, 4257 – Bairro Jardim Sofia
Telefone: (47) 3473-0628