Prosthechea bohnkiana, Leptotes bohnkiana (abaixo) e Encyclia bohnkiana (abaixo), homenagens mais do que justas ao Erwin Bohnke, um dos maiores apaixonados por orquídeas que o Brasil já viu

POR: Roberto Araújo – Revista Natureza / FOTOS: Dalton Holland Baptista (Wikimedia), Stefano (Flickr) e Erwin Bohnke

Leptotes bohnkiana

Um teste muito fácil: o que as orquídeas Encyclia bohnkiana, Prosthechea bohnkiana, e Leptotes bohnkiana têm em comum? O “epíteto específico”, ou seja, nome que ajuda a identificar a espécie ou a subespécie. Todos esses “bohnkiana” são epítetos específicos, enquanto os outros nomes são gêneros. Isso no olhar frio da ciência. Mas, para nós que fomos amigos e parceiros de Erwin Bohnke, esses “bohnkiana” (e outros que certamente virão) serão para sempre a homenagem a um dos maiores orquidófilos que o Brasil já viu, colunista aqui da revista Natureza, parceiro do Valerio Romahn na produção da Coleção Mestre das Orquídeas, entre muitas outras atividades.

Encyclia bohnkiana


Se você não teve a chance de conhecer o Erwin Bohnke, um pouco do seu vasto conhecimento ficou gravado em uma entrevista que Raul Cânovas e eu tivemos a honra de fazer com ele. Confira no link e entenda porque ele batizou tantas orquídeas com seu nome como “epíteto específico”.

Erwin Bohnke

[wpcs id=9559]