Shopping Pátio Paulista amplia suas ações solidárias em dezembro e apoia projeto que combate a extinção de primatas brasileiros

Divulgação

 Foto Divulgação Pátio Paulista

O Shopping Pátio Paulista está realizando duas ações humanitárias nessa temporada natalina. Desde 2017, o empreendimento participa da campanha “Natal Sem Fome” da ONG Ação Cidadania, que é o maior projeto social de arrecadação de alimentos não-perecíveis no Brasil. A outra ação é o apoio ao Projeto Mucky, uma instituição de proteção à fauna silvestre brasileira que já recuperou mais de 2 mil primatas. O objetivo da iniciativa é conscientizar os clientes sobre a importância de ajudar ao próximo, tanto a nós humanos quanto aos animais.

Macaquinho em atendimento médico
Amanda Mageste

Criado em 1985, o Projeto Mucky tem como objetivo socorrer, recuperar e oferecer uma vida digna a primatas brasileiros que perderam seus habitats naturais ou foram vítimas do comércio de silvestres, maus tratos e acidentes. Com sede em Itu (SP), a Instituição abriga várias espécies de primatas brasileiros, como saguis, sauás, micos-de-cheiro e bugios, oferecendo abrigo, cuidados ininterruptos, atendimento médico veterinário e terapias alternativas, como hidroterapia, acupuntura, musicoterapia e etc.

Primata em atendimento
Amanda Mageste

A Instituição também realiza um importante trabalho de educação ambiental e conscientização sobre a importância de manter os animais silvestres na natureza, combatendo o comércio de animais e as leis que incentivam e legitimam essa prática. Dentre os macacos acolhidos pela ONG, diversos são provenientes da cidade de São Paulo, como Riquinha, uma sagui que foi abandonada em uma árvore no cruzamento da Av. Rebouças com a Av. Faria Lima e hoje vive na Instituição.

O Projeto Mucky acredita que todos os seres vivos que habitam esse planeta tem igual direito à vida, cuidados e respeito.

Árvore Solidária: Escolha um dos macaquinhos para apadrinhar

Os macaquinhos são as estrelas dos corredores do Pátio Paulista nesse Natal e totens espalhados pelo empreendimento trazem informações sobre o modo de vida deles. Uma loja especial, instalada no Piso Maestro Cardim, foi montada para receber as doações.  Nesse espaço, uma árvore solidária natalina com bolas contendo imagens dos macaquinhos desperta a curiosidade de quem quer ser um possível padrinho ou madrinha em prol da causa. Em cada enfeite há um QR Code que direciona os interessados para as pílulas informativas e divertidas sobre os primatas.

Foto Divulgação Pátio Paulista

Também é possível adquirir livros sobre as diversas espécies de primatas que terão as vendas revertidas para o projeto Mucky. Uma boa dica de presente para quem admira a fauna silvestre brasileira. O livro “Primatas no Brasil – Cada macaco no seu galho” é o único registro editorial do gênero no país e ricamente ilustrado com centenas de fotos e ilustrações, a obra apresenta emocionantes histórias e informações sobre o assunto, estimulando os sentidos e conduzindo o leitor a uma deliciosa viagem. O segundo livro “Mucky, o sagui” conta a história do primeiro sagui resgatado pelo Projeto Mucky, narrando o que aconteceu com o macaquinho até ele chegar ao Santuário, onde teve filhos, netos e bisnetos. O último livro intitulado “Ramati, o bugio” mostra a saga do primeiro bugio resgatado pelo projeto e o que ele passou até chegar ao Santuário, onde encontrou a paixão da sua vida: a macaquinha Ciça.

Livro Primatas no Brasil
Divulgação
Livro Mucky, o sagui
Divulgação
Livro Ramati, o bugio
Divulgação

Existem diversas formas de ajudar o projeto: seja por meio da compra dos produtos com a marca Mucky, por contribuição espontânea, ou ainda contribuir direcionando seus cupons fiscais para o Programa Nota Fiscal Paulista e também fazendo doações de produtos necessários para o cotidiano da instituição.

Curiosidades sobre os primatas

GARGANTA POTENTE

O macaco bugio tem um potencial vocal poderoso. Seu grito pode ser ouvido a cerca de cinco quilômetros de distância e o som que emite tem várias funções, como se comunicar com os integrantes do grupo e defender o território. Há até um tipo de música tradicional no Rio Grande do Sul chamado “bugio”, cujo ritmo tenta imitar, com a sanfona, o grito desse primata.

BANHO DE CHEIRO

O simpático macaco, mico-de-cheiro, tem esse nome devido à sua rotina de higiene pessoal. Ao contrário do que ocorre com outras espécies de primatas, onde a limpeza dos pelos é uma atividade feita em grupo, entre os micos-de-cheiro, cada um se limpa e penteia o próprio pelo, e depois faz xixi na mão e na cauda para demarcar o seu território.

QUEM MANDA AQUI SOU EU!

Entre os saguis, as fêmeas são as “chefes da família”. São elas que lideram o bando, orientam os outros membros e demarcam o território. Já os machos se encarregam de cuidar dos bebês, que permanecem a maior parte do tempo agarradinhos às costas do pai, dos irmãos mais velhos ou dos tios. Os filhotes passam para o corpo da mãe na hora de mamar, mas quando acabam e descansam um pouquinho, ao primeiro choro, o cuidado papai rapidamente vem buscá-los.

O GRANDÃO E O NANICO

O muriqui é o maior primata das Américas e o segundo maior mamífero brasileiro, perdendo em tamanho apenas para a anta. Com seus longos membros, salta graciosamente por entre os galhos e usa o próprio corpo como ponte para facilitar a passagem dos filhotes de uma árvore para outra.

O sagui-leãozinho, por outro lado, é a menor espécie de primata existente no Brasil. Seu corpinho mede apenas 15 centímetros e pesa cerca de 120 gramas, mas seu tamanho reduzido o torna muito rápido e faz dele um ótimo escalador de árvores, dificultando a sua observação na natureza.

Shopping Pátio Paulista – Rua Treze de Maio, 1947 – Bela Vista, São Paulo – SP – Próximo as estações Brigadeiro, Paraíso e Vergueiro do metrô .

Projeto Mucky – Para doações e apadrinhamentos acesse o link na bio @projetomucky

[wpcs id=9559]