O movimento incentiva o plantio de árvores frutíferas em diversos tipos de espaços

TEXTO e FOTOS: Divulgação

Nas últimas décadas, observou-se uma diminuição substancial de árvores frutíferas nas zonas rurais em função da monocultura que se espalha por quase todas as regiões do País. O impacto dessa realidade é que a fauna tem migrado para as cidades em busca de alimento. Considerando o contexto, a empresa Hunter4Agro que atua no segmento do agronegócio criou o projeto Verde com Frutas, uma iniciativa que visa reorientar a população do campo para manter a fauna em seu habitat natural, incentivando o plantio de frutíferas e a conservação do meio ambiente.

As árvores frutíferas desempenham um papel crucial na melhoria da qualidade de vida. Elas oferecerem sombra e abrigo para animais em áreas urbanas ou de determinadas monoculturas. Fornecem também alimento para a fauna e insetos. Criam refúgios que possam acomodar espécies locais de regiões diversas. Além disso, contribuem para tornar o ambiente mais sustentável e agradável para todos e também ajudam a reduzir a poluição.

Conscientes de que os ecossistemas são fundamentais para garantir a sobrevivências de todos nós, o movimento Verde com Frutas propõe a retomada do plantio de árvores frutíferas não só nas áreas rurais, mas também em espaços públicos, rooftops de empresas privadas, sacadas e quintais residenciais entre outros ambientes.

Um bom exemplo disso é a capital Brasília. Segundo a Novacap, empresa que executa e planeja obras do Governo do Distrito Federal, a cidade tem cerca de 900 mil árvores frutíferas. Manga, abacate, goiaba e outros frutos são aproveitados pela população.

É uma forma de tornar as cidades mais verdes, saudáveis e conectadas com o cuidado da Natureza e da biodiversidade.


Carlos Lacerda, diretor da Hunter4Agro que está à frente do movimento de plantio

1- Escolha a árvore: pesquise sobre árvores frutíferas que se adaptam bem ao clima e solo da sua região. Certifique-se de selecionar espécies adequadas para o espaço disponível em seu quintal ou jardim. Você pode, por exemplo, plantar jabuticaba, acerola, pitanga em vaso.

2- Prepare o solo: para que esteja bem drenado e enriquecido com nutrientes. Adicione fertilizantes naturais para dar as condições ideais de crescimento saudável.

3- Espaçamento adequado: respeite o espaçamento recomendado entre as árvores para permitir um desenvolvimento saudável das raízes e dos ramos.

4- Curta o processo: plantar, regar, cuidar! Essa é uma atividade relaxante. E lembre-se: a maior de todas as árvores, um dia, foi semente! Não jogue sementes no lixo. Que tal cultivar?

[wpcs id=9559]