
Foto: Arquivo do Bazar da Cidade / Divulgação
Edição comemorativa contará com degustação de vinhos, workshop de yoga facial, oficinas para crianças e roda de conversa
Nos dias 16 e 17 de agosto, a Casa Museu Ema Klabin recebe a edição de aniversário do Bazar da Cidade, que celebra nove anos de história conectando o público a uma atenta seleção de marcas autorais e experiências criativas. Realizado no jardim da casa museu, projetado por Roberto Burle Marx, o evento já se consolidou como uma tradição no calendário cultural paulistano.
“Celebrar nove anos do Bazar da Cidade é reafirmar nosso compromisso com o encontro, a economia criativa e o consumo consciente. Mais do que um evento, o Bazar é uma experiência afetiva construída com muito cuidado por quem ama o que faz”, afirma a curadora do bazar, Bel Pereira.
Um dos grandes destaques do Bazar da Cidade é a curadoria de produtos autorais vindos de ateliês de diversas regiões do Brasil. O evento valoriza pequenos empreendedores e produções em escala reduzida, contribuindo para o fortalecimento da economia criativa.

Foto: Giovanna Frugis
O público encontrará roupas em linho e algodão, peças bordadas, joias autorais confeccionadas com diferentes técnicas, bolsas de fibras naturais, além de objetos utilitários e itens de beleza e decoração.
Nesta edição comemorativa, o público também poderá desfrutar de degustação de vinhos, um workshop de yoga facial, oficinas para crianças, rodas de conversa e a oportunidade de conhecer e experimentar cosméticos coreanos, que continuam ditando tendências no universo da beleza. Como mimo especial de aniversário, haverá distribuição de pipoca gourmet durante todo o evento.
Com curadoria sempre renovada, cada edição do Bazar da Cidade recebe novos expositores, que oferecem ao público produtos únicos e histórias inspiradoras. Entre eles está o Estúdio Henrique Nini, que apresenta móveis e objetos autorais de alto padrão, combinando sofisticação, funcionalidade e identidade visual. As peças são resultado da expertise do designer, arquiteto e marceneiro Henrique Aires Bolognini.

com forte identidade visual, como o aparador Deriva.
Foto: @icaronsilva/ Divulgação
Entre os novos expositores desta edição está a artista Tânia Skaf, do Ateliê Tanoka, que apresenta joias e objetos de decoração em cerâmica e porcelana. Pelas suas mãos, a porcelana se transforma em peças únicas e estilosas. A proposta da marca é trazer o requinte da porcelana para o cotidiano de mulheres que desejam se expressar com autenticidade.

Foto: Divulgação
Também participa a marca Leyla Asa, de Atibaia (SP), com bolsas autorais que unem sustentabilidade e poesia. Inspiradas nas constelações do zodíaco, cada peça traz o símbolo correspondente a um signo e remete à ancestral conexão entre astrologia e o céu estrelado.

Foto: Divulgação
Gastronomia
A gastronomia segue como um dos pontos altos do Bazar da Cidade. Os visitantes poderão saborear massas artesanais da Cintra Gourmet, que mesclam a tradição italiana com a doçura portuguesa; pratos da cozinha árabe funcional preparados pela chef Magda Hammoud, Do Oriente ao Pote, com temperos trazidos diretamente do Líbano; e delícias da Domo Gastronomia Mediterrânea Grega. O evento também terá sanduíches de focaccia da Vicino Al Cuore, doces portugueses como pastel de nata, toucinho do céu e barriga de freira da Santa Nata, além dos biscoitos, cookies, brownies e pães de mel artesanais da Josefinos Simel Doces, entre outras opções.

Foto: Divulgação
Oficinas para crianças: jogos de tabuleiro do mundo
As crianças também têm espaço garantido, com oficinas promovidas pelo Coletivo Lúdico, que apresenta jogos de tabuleiro de diferentes culturas e épocas: africanos, asiáticos, europeus e ameríndios, todos produzidos com madeira reciclada. As atividades estimulam o desenvolvimento cognitivo e social dos pequenos e incentivam o brincar desconectado das telas. As oficinas são gratuitas e acontecem nos dois dias do evento.
Visite também a exposição Tempos de uma Casa
Durante o Bazar da Cidade, o público poderá visitar a exposição Tempos de uma Casa, em cartaz na Casa Museu Ema Klabin. A mostra revela os bastidores da residência antes de sua transformação em museu, convidando à reflexão sobre as relações sociais, afetivas e de poder que se construíram em seus espaços. Com curadoria de Paulo de Freitas Costa, a exposição reúne cerca de 80 documentos, mais de 60 fotografias históricas e 90 objetos do acervo pessoal e doméstico da colecionadora. Depoimentos de ex-funcionários e convidados de Ema Klabin completam o percurso, oferecendo um retrato sensível e multifacetado da casa e de sua história.

Foto: Leda Abuhab / Arquivo Casa Museu Ema Klabin
Um lar transformado em patrimônio cultural
A Casa Museu Ema Klabin foi construída na década de 1950 para ser a residência da empresária e colecionadora Ema Gordon Klabin (1907–1994). Filha de imigrantes lituanos, Ema herdou dos pais não só o espírito empreendedor, mas também o interesse por arte e cultura. Ao longo da vida, formou uma coleção com mais de 1.500 peças — de arte sacra a pinturas modernistas, de porcelanas raras a esculturas clássicas — sempre adquiridas com um olhar criterioso e paixão pela beleza.

Inspirada no Palácio de Sanssouci, na Alemanha, a casa foi projetada pelo arquiteto Alfredo Ernesto Becker e decorada por Terri Della Stuffa, combinando elegância europeia e acolhimento brasileiro. Após sua morte, Ema deixou registrado o desejo de que seu lar se transformasse em um museu aberto ao público, para que as pessoas pudessem desfrutar de sua coleção e de seus espaços.
O jardim de Burle Marx: arte em movimento
Parte da experiência de visitar a Casa Museu Ema Klabin é percorrer seu jardim, um projeto assinado por Roberto Burle Marx, um dos maiores paisagistas do século XX. Com caminhos sinuosos, canteiros orgânicos, palmeiras, marantas, quaresmeiras, ipês e ciprestes, o espaço convida à contemplação. O lago com carpas completa o cenário, criando um refúgio verde no coração da metrópole.

Serviço:
Bazar da Cidade
Local: Casa Museu Ema Klabin
Data: 16 e 17 de agosto
Horário: sábado e domingo, das 11h às 20h
Acesso gratuito ao jardim e ao bazar
possui serviço de valet no local
Não é permitida a entrada de animais
Programação:
16 e 17/8, às 15h45 – Oficina Sabedoria em Roda – Conversa com Suely Tonarque / Duda by Duda, às 14h30 -Gratuito
16 e 17/8, às 15h45 – Yoga Facial – Ginástica facial com Ana Orsi– Gratuito.
16 e 17/8, das 12h às 17h – Oficina infantil com Coletivo Lúdico – Gratuito.
16/ 8, às 17h – Degustação de vinho com Antônio Novaes – Vinho até você – R$ 25,00
Acesse as redes sociais: @emaklabin | @bazardacidade