Festival inspirado no Chelsea in Bloom de Londres movimentou São Paulo com instalações florais e reconheceu talentos da arte floral brasileira

POR: Aida Lima FOTOS: Divulgação

A primeira edição do São Paulo in Bloom se encerrou após quatro dias em que a cidade foi tomada por cores, aromas e muita criatividade. Inspirado no tradicional festival londrino Chelsea in Bloom, o evento reuniu floristas, artistas e o público em uma programação que incluiu instalações florais em 11 endereços icônicos, ações culturais e distribuição gratuita de flores.

Um dos destaques do evento foi o Concurso de Arranjos Florais, que valorizou o trabalho autoral e a diversidade de estilos presentes no mercado brasileiro. As criações foram avaliadas por um júri especializado e pelo público, com critérios que incluíram técnica, conceito, ousadia e sustentabilidade.

Vencedores do Júri Técnico

1º lugar — Marina Gurgel, com o arranjo exposto na floricultura A Bela do Dia


2º lugar — Rosana Alves, com o arranjo na loja Trousseau Gabriel


3º lugar — Thiago Palmieri, com o arranjo na Pikurruchas

Menção Honrosa – Júri Popular

Leandro Fujisaka, com o arranjo no Mag Market

As idealizadoras do festival, Raquel Franzini (Conexão Floristas) e Renata Penno (Penno Flores), destacam que o movimento vai além da estética floral.


“O São Paulo in Bloom celebra a primavera e oferece à cidade muito mais que um evento cultural. É um convite à reconexão com a Natureza e ao reconhecimento da arte floral como expressão urbana”, afirma Renata.

Raquel Franzini (Conexão Floristas) e Renata Penno (Penno Flores). Idealizadoras do São Paulo in Bloom

Para Raquel, “o objetivo é fortalecer toda a cadeia do setor, do produtor ao florista, e criar uma nova data de valorização e comercialização de flores no país”.

Com patrocínio da Cooperativa Veiling Holambra, o São Paulo in Bloom marcou o início de um novo capítulo na agenda floral brasileira, com potencial para se consolidar como uma celebração anual da primavera paulistana.

Siga: @saopauloinbloom