Com mais de 3 mil anos, A Grande Árvore de Cânfora de Takeo é considerada sagrada no Japão. Só pode se aproximar dela quem cumprir várias etapas de purificação
TEXTO: Roberto Araújo FOTO: Ear Iew Boo – Shutterstock
Ela fica na cidade de Takeo, no sul do Japão. Tem mais de 3 mil anos e há 1.300 anos faz parte de um santuário que leva o nome da cidade. É considerada sagrada pelos japoneses e conhecida como A Grande Árvore de Cânfora de Takeo. A idade e aparência desgastada dessa Cinnamomum camphora só fazem gerar mais respeito, porque muitos acreditam que ela seja moradia de um deus. Ninguém pode simplesmente se aproximar dela. Antes, é preciso passar por um processo de purificação, cuja última etapa inclui limpar as mãos e a boca no temizuya (uma fonte), para só então poder contemplar a árvore sagrada e rezar com todo o respeito.
A grande árvore de cânfora é a sexta maior árvore do Japão, com uma altura de 27 metros e uma circunferência de raiz de 26 metros. Na base da árvore, há um espaço oco do tamanho de 12 tatames (cerca de 20 metros quadrados), e o deus do aprendizado, Tenjin-sama, está consagrado em um pequeno santuário ali. Se pensar bem, não só a A Grande Árvore de Cânfora de Takeo é sagrada, pois em toda árvore mora o deus da Natureza.