Texto: Edilson Giacon
O último período do ano, que começa com a primavera, é a época em que diversas plantas ornamentais completam seu ciclo de vida e secam completamente. Parecem ter morrido, mas na verdade estão no ponto ideal para a colheita de seus rizomas ou bulbos, muitos deles comestíveis. Se não forem para a mesa, podem ser replantados em solo preparado e bem adubado. Alguns exemplos:
- BATATINHA-ARIA (Goeppertia allouia)
- GENGIBRE-QUENTÃO (Zingiber officinale)
- GALANGAL (Alpinia galanga)
- ARARUTA (Maranta arundinacea)
- LOTUS-AQUATICA (Nelumbo nucifera)
- ZEDOÁRIA (Curcuma zedoaria)
- MANGARITO (Xanthosoma riedelianum)
- TAIOBA (Xanthosoma taioba)
- INHAME (Colocasia esculenta)
- TUPINAMBOR (Helianthus tuberosus)
- CURCUMA OU AÇAFRÃO DA TERRA (Curcuma longa)
ACERTE NO REPLANTIO
Plantar os bulbos comestíveis é simples. Basta afofar a terra, misturar esterco ou comp osto orgânico e adubo de liberação lenta na quantidade indicada pelo fabricante e colocar os rizomas ou os bulbos em covas rasas. Cubra com uns 2 cm de terra e regue apenas quando o solo estiver seco.
Checklist de cuidados com o jardim
No último período do ano, principalmente nas regiões que enfrentaram a estiagem do inverno, é a época ideal para:
- Uma boa limpeza no jardim, retirando galhos finos e ramos fracos dos arbustos e herbáceas. No caso de árvores, pode alguns galhos altos para arejar a copa;
- Afofar o solo no entorno das plantas, perfurando a terra com um ancinho. Isso ajuda a descompactar o solo e a melhorar a drenagem.
- Fazer uma boa adubação no jardim, incorporando torta de mamona, farinha de osso, esterco de gado curtido e húmus de minhoca em porções indicadas pelo fabricante.
- Promover a limpeza dos troncos de árvores e palmeiras muito cobertas por liquens. Eles não fazem mal às plantas, porém em excesso podem segurar muita umidade e favorecer o ataque de fungos.
- Aproveite para replantar canteiros de agapantos, hemerocalis e outras espécies, que, com o tempo entouceram demais e quando ficam muito condensadas param de florescer com a mesma intensidade.
O ESPECIALISTA
EDILSON GIACON tem mais de 40 anos de experiência na produção de espécies ornamentais, frutíferas,
nativas e plantas em risco de extinção. É proprietário da Ciprest Mudas e Plantas.