A simpatia e afabilidade do jornalista conquistaram diversas pessoas, dentre elas um cultivador de orquídeas que deu a ele um presente especial

TEXTO ANA VICTORIA SALERNO

Ricardo Boechat irá florescer, para sempre. A emocionante história da orquídea que recebeu o nome do falecido jornalista viralizou na internet e comoveu internautas de todo o Brasil.

Simpático como era, Boechat conquistou diversos telespectadores e ouvintes com seu trabalho jornalístico impecável. A admiração e carinho que muitos tinham foi demonstrada durante essa semana de diversas maneiras, até com buzinassos e salvas de palmas por parte dos taxistas em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Mas uma das homenagens mais belas, recebida pelo âncora ainda em vida, é da graciosa orquídea que ganhou seu nome. Quase duas décadas atrás, Renato da Cunha Pereira, médico de 66 anos e grande admirador de Boechat, conseguiu o e-mail pessoal do jornalista com o intuito de fazer uma denúncia para o jornal O Globo, para o qual ele trabalhava na época. Os dois continuaram se comunicando e acabaram estabelecendo um elo de amizade que inspirou Renato a batizar com o nome do jornalista uma nova espécie de orquídea que havia desenvolvido.

Renato cria e cultiva orquídeas há mais de 20 anos, e escolheu as espécies Cattleya ‘Mid Purple‘ e Cattlianthe ‘Molly Tyler‘ para gerar a Cattlianthe ‘Ricardo Boechat’. A orquídea ‘nasceu’ em 2018, o gesto do amigo comoveu o âncora que agradeceu o presente em um e-mail gentil, engraçado e poético. A mensagem foi compartilhada pelo filho de Renato, que também trabalhou com Boechat, no Twitter:

“Quero compartilhar a alegria que vivi, neste Dia dos Pais ao lado das pequenas Catarina (10) e Valentina (12), temporãs da prole de seis que este orgulhoso sessentão tem ao redor. Estávamos brincando sobre essas coisas de aparecer na TV e falar na rádio, como faço diariamente há tantos a anos. Elas queriam saber ‘como é ser famoso’ – e fiquei ‘tirando onda’ com a cara das duas ‘me gabando’ do sucesso midiático. Pura gozação do velho repórter, é claro, que elas saboreavam repetindo ‘que mico!’, ‘que mico!’. A certa altura, disse-lhes que era ‘tão famoso’ que tinha virado nome de orquídea! As pimpolhas não só duvidaram da história como só aceitaram a verdade depois que lhes mostrei o certificado que você me mandou e a farta correspondência que já trocamos. Finalmente, quando se convenceram de minha ‘consagração botânica’ ficaram orgulhosíssimas e concordaram com a observação da caçula: – Pai, essa é a coisa mais importante que já lhe aconteceu! Pois é, meu amigo: elas estão cobertas de razão! E a culpa é sua!”

A orquídea Ricardo Boechat (Foto: Reprodução/Twitter)

A flor é belíssima e possui um encantador tom violeta. Renato declarou que pretende presentar a família de Boechat com mudas da orquídea, mas que irá esperar o tempo que for preciso para que o período de luto passe. A espécie está registrada na base de dados do site da britânica Royal Horticultural Society, e pode ser conferida aqui.

[wpcs id=9559]