Na sexta participação de Luciano Zanardo na mostra, o paisagista apresenta um espaço de 370 m² com lounges, fireplace e um conjunto de rochas sedimentares inspirado em sítios arqueológicos

POR: Aida Lima | FOTOS: Bia Nauiack

A CASACOR São Paulo 2025 acontece pela primeira vez no Parque da Água Branca, na zona oeste da capital, ocupando prédios históricos tombados. São mais de 70 ambientes entre salas, jardins e áreas de apoio. Antes da abertura, moradores e associações do entorno manifestaram preocupação com possíveis impactos na vegetação nativa, especialmente nas áreas externas. Segundo a organização, nenhum elemento permanente foi instalado: todos os jardins foram montados sobre o piso existente, em vasos e floreiras, com acompanhamento técnico. Após o evento, o parque será devolvido ao estado original.
O tema da edição, Semear Sonhos, propõe soluções mais sustentáveis, acessíveis e integradas ao espaço urbano.

Na sua sexta participação na mostra, o paisagista Luciano Zanardo apresenta o maior jardim desta edição: um espaço de 370 m² dividido em hall de entrada, fireplace, dois lounges e o Círculo de Pedras, estrutura central que dá nome ao projeto. Logo na entrada, uma palmeira-de-leque (Livistona chinensis) se destaca e dá as boas-vindas aos visitantes. O percurso é acompanhado por sonorização ambiente, desenvolvida para áreas externas pela Magna Áudio. Uma das atrações logo no início é a escultura “Kuñataí”, do Studio Ceiba. A obra representa uma adolescente indígena com o braço estendido em direção à palmeira, feita com a técnica Trencadis, utilizando cerâmica reciclada sobre estrutura de polipropileno.

A lareira central, ou fireplace, foi pensada para os dias mais amenos e estimula a convivência. Os dois lounges do jardim receberam mobiliário externo da marca Modalle, com peças de madeira teca, alumínio e corda náutica. Os tons são neutros e terrosos. A decoração é composta por balanços Samambaia e Chaises Oca, de Ibanez Razzera; Módulo Dolce far Niente e cadeiras Intermezzo, de Jayme Bernardo; Mesas Tempo, de Victor Leite; Poltrona Penedo, da equipe Modalle.

Instalado em uma clareira, o Círculo de Pedras é formado por cinco rochas sedimentares de cerca de duas toneladas cada, originárias do Nordeste. As peças foram fornecidas pela Cristiane Rodrigues Pedras. A inspiração vem de sítios arqueológicos como o Stonehenge, na Inglaterra, e o Parque Arqueológico do Solstício, no Amapá. Esses locais são associados a rituais e observação astronômica. Zanardo usa o recurso como símbolo de reconexão com a natureza e com a espiritualidade. “Queremos trazer parte dessa experiência para a CASACOR. O Círculo de Pedras mostra que uma cultura de paz se constrói com equilíbrio, inclusão e harmonia”, afirma o paisagista.

Para cobrir o trajeto do jardim, Zanardo utilizou o piso drenante Ekko Plus Organic, da Castellato, assentado sem contrapiso, minimizando impacto ambiental. No lounge principal, o piso Matéria, também da Castellato, é produzido com restos de louças descartadas pela Deca, resultado de uma parceria de reaproveitamento de resíduos.

O projeto valoriza a vegetação já presente no parque, inaugurado em 1929. Espécies como mangueiras, palmeiras, pau-ferro, espatódeas e guaimbês ajudam a compor o cenário. Complementam a seleção palmeiras exóticas da Flora São Francisco, escolhidas por sua sinergia com o local.

Luciano Zanardo, à frente do Zanardo Paisagismo, atua nos segmentos corporativo e residencial. Começou sua trajetória na Biologia, em Bauru (SP), e se especializou em paisagismo na Escola Panamericana de Artes e no IBRAP. O escritório preza por projetos de estética limpa, funcionalidade e uso consciente de recursos naturais. Conta com equipe técnica e parceiros em arquitetura e design, e tem como diferencial o atendimento personalizado e a busca constante por inovações que respeitem o meio ambiente.

Natilux Iluminação com peças assinadas pelas arquitetas Renata Pati e Juliana Antunes (Estúdio Linha) e pela designer Tais Francelli (Fina Oficina)
Natura Essências (velas perfumadas e aromatizadores)
Organne (vasos vietnamitas e fontes)

CASACOR São Paulo 2025
Parque da Água Branca — Rua Dona Ana Pimentel, 37, portaria G4
De 27 de maio a 3 de agosto de 2025
Terça a domingo, das 11h às 21h | Bilheteria física até 19h