A área externa é pequena, mas conta com piscina, jardim e se integra perfeitamente à varanda gourmet

TEXTO ANA LUÍSA VIEIRA | FOTOS VALÉRIO ROMAHN | PROJETO CELSO BERGAMASCO E JEANE CALDERAN| PRODUÇÃO AIDA LIMA

O espaço era restrito: apenas 66 m² para a construção de uma área de lazer com piscina e jardim. Para que o ambiente não ficasse sobrecarregado, o engenheiro agrônomo Celso Bergamasco e a paisagista Jeane Calderan instalaram a piscina colada ao muro e usaram as plantas para integrá-la à varanda gourmet.

Os muros altos eram um obstáculo, que foi contornado com a construção de uma jardineira elevada próxima à cascata da piscina e o plantio de podocarpos (Podocarpus macrophyllus var. maki) no canteiro que ladeia a ducha.

Orgânica e sob medida

A piscina semicircular revestida de cerâmica esmaltada foi projetada sob medida para esta área externa: são 26 m² bordeados por pedras são tomé – material que oferece mais segurança aos banhistas por ser antiderrapante e não reter o calor do sol.

Na floreira que faz a divisão entre a piscina e o muro são cultivadas espécies como a gardênia (Gardenia augusta) – cujas flores exalam um aroma agradável – e a kaizuka (Juniperus chinensis ‘Torulosa’) (2), uma conífera que, segundo Jeane Calderan, dá um toque europeu ao visual do lugar. Complementam o cenário duas falsas-íris (Neomarica caerulea) em vasos demarcando a cascata.

A piscina com borda de pedra são tomé é rodeada por plantas que perfumam e valorizam o espaço

Do outro lado da piscina, um pequeno canteiro com orquídeas-bambu (Arundina graminifolia) separa o ambiente de lazer da cozinha gourmet.

Para todos os gostos

A cozinha gourmet foi toda estruturada em madeira cumaru e está integrada à varanda e à sala da residência. Plantas como a camélia (Camellia japonica) abraçam o local e garantem um clima aconchegante. O toque especial fica por conta do brinco-de-princesa (Fuchsia hybrid) , cultivado em um vaso suspenso sobre a mesa.

Cozinha gourmet em madeira cumuru integrada à varanda e à sala

A cobertura de vidro protege a varanda das intempéries sem prejudicar a passagem da luz. Graças a esta proteção, no espaço é possível cultivar uma série de espécies em vasos. Os maiores foram dispostos no chão e os menores, fixados em uma treliça que decora a parede.

[wpcs id=9559]