Se você já gosta da fruta, vai virar fã dessas versões maiores e mais suculentas
TEXTO HELENA RINALDI | FOTOS ADHEMAR GOMES DA SILVA NETO
Quem gosta de se deliciar com a doçura das jabuticabas vai adorar: a famosa frutinha de casca arroxeada, queridíssima por seu sabor excêntrico, pode ser encontrada também em versões bem maiores e mais suculentas: as jabuticabas gigantes. E não se trata de uma única planta: são várias as jabuticabeiras de frutos gigantes, alguns com mais de 5 cm de diâmetro – a título de comparação, uma bola de pingue-pongue tem 4 cm.
O engenheiro-agrônomo e produtor Adhemar Gomes da Silva Neto, do viveiro Frutas Raras ( www.frutasraras.com), produz várias delas e destaca três em especial: as que em seu sítio são conhecidas pelos nomes de Otto-Andersen, val-paraíso e olho-de-boi. Todas elas aliam a doçura das jabuticabas comuns a um pouquinho de acidez, mas a intensidade de sabor, a espessura da casca, o tamanho dos frutos e a quantidade de polpa podem variar de uma para outra.
A olho-de-boi é uma das maiores: pode passar dos 5 cm e pesar até 50 g. Ela tem uma coroa esverdeada bem marcada na parte superior e polpa muito suculenta. A Otto-Andersen, por sua vez, é a mais doce, porém um pouco menor: chega apenas a 4 cm de diâmetro. E a val-paraíso, que também pode alcançar os 5 cm de diâmetro, tem como atrativo a polpa saborosa mesmo quando o fruto não está completamente maduro.
Cultivo descomplicado
Ideais para o consumo in natura e também para o preparo de geleias, doces em calda, licores, cucas, sorvetes e até ketchup, essas jabuticabas são fáceis de cultivar e vão bem em praticamente todo o Brasil. Na hora do plantio, basta abrir um berço de aproximadamente 30 cm por 40 cm – isso vale para mudas de 30 cm – e colocar no fundo um pouco de adubo fosfatado. Acomode a muda e use como substrato uma mistura de terra com algum composto orgânico.
Manter a terra sempre úmida é essencial, assim como adubar a planta com NPK 10-10-10 a cada três meses. Já as podas de manutenção só precisam ser feitas a cada dois anos para arejar um pouco a copa.
Gato por lebre
Se você gostou dessas jabuticabas e não vê a hora de ter uma delas no seu jardim, é bom prestar atenção: como a nomenclatura das jabuticabeiras é cheia de controvérsias – não há consenso em relação aos nomes populares e menos ainda em relação aos nomes científicos –, as espécies que no viveiro Frutas Raras são chamadas de olho-de-boi, Otto-Andersen e val-paraíso podem ter nomes distintos em outros lugares. Isso sem falar que outros produtores podem chamar por esses nomes populares plantas que nada têm a ver com as cultivadas por Adhemar.
Para evitar surpresas desagradáveis, pesquise muito bem e converse com o produtor antes de comprar. Depois é só cuidar da sua jabuticabeira com carinho e desfrutar dos frutos suculentos e adocicados, em um tamanho que você jamais viu.