São shots que você mesmo pode fazer para aumentar a saúde, a imunidade e o bem-estar
TEXTO Silvia Jeha | FOTOS Acervo Natureza
A diferença de se sentir bem no dia a dia está na conexão com a natureza que cada um de nós faz. Além de se alimentar de ideias positivas com a contemplação de plantas e as flores, agregar pequenas doses de misturinhas gostosas de frutas, ervas ou temperos faz com que as forças da natureza também atuem para favorecer a saúde e o bom funcionamento do organismo. Não acredito que existam regras fixas e depende do que você tem em casa. Pode vir do seu jardim (sempre a melhor opção) ou fresquinho da feira. O importante é a atitude de estar disposta a agregar ao seu corpo só o que é saudável e te faz bem.
MICROVERDES, DELÍCIA EM DOBRO
Não posso dizer que entrei na onda dos microverdes porque, de algum jeito, sempre estive nela. Eles são uma verdadeira maravilha porque você semeia, espera de 7 a 21 dias para que brotem e estão prontos para comer. Pode ser em qualquer lugar, mesmo que não tenha sol, algo essencial se fossem temperos ou ervas. Basta apenas ter uma boa claridade. É uma delícia ver aquele “congestionamento” de brotos crescendo bem debaixo dos seus olhos, na janela da cozinha. Eu plantei beterraba, girassol, rúcula, rabanete, lentilha, trigo e várias outras sementes. Os brotinhos são ricos em vitaminas A, C e E e minerais como potássio, tão importante para a saúde cardiovascular, muscular, fortalecimento dos ossos e para o sistema nervoso.
Os microverdes são verdadeiros alimentos nutracêuticos. Talvez você já tenha ouvido falar dos nutracêuticos como suplemento alimentar em pó ou cápsula que devem ser tomados com orientação profissional. Já os microverdes têm altas concentrações que nutrem e curam, funcionam como antiinflamatórios e antioxidantes. E ainda têm uma enorme vantagem, não têm contraindicação e podem ser consumidos à vontade. Considere incluí-los no seu dia-a-dia.
Cresceu, cortou e comeu para começar tudo de novo. Tenha vários. Assim, sempre haverá um na hora certa de fazer a “colheita”.
MARAVILHAS DO LIMÃO
Para mim, toda manhã eu me lembro que meu corpo (e o seu também) é composto de dois terços de água. Praticamente tudo acontece no meio aquoso — às vezes me acho até um aquário. Assim, me parece muito natural começar o dia com um belo copo de água que desperta meu organismo e ajuda a liberar as toxinas. Mas o melhor mesmo é aquecer um pouco de água e espremer um limão no copo. Que o limão é rico em vitamina C você já sabe, mas ele tem muitos outros antioxidantes que combatem os radicais livres. Além disso, equilibra o PH do sangue, é diurético, acorda o intestino, enfim, é uma maravilha! Ainda com limão, um truquezinho fantástico que você pode usar a qualquer hora do dia é tomar o limão espremido pra combater azia. Sim, o limão é ácido, mas acaba com a queimação porque tem o tal do ácido cítrico que no estômago é oxidado e vira um bloqueador do ácido no estômago. Por isso, vira um alcalinizante. Experimente, funciona mesmo.
VERDE, A COR DO SUCO PERFEITO
Acho que não tem nada mais saboroso e refrescante do que um suco verde. Nem vou ficar falando muito das vantagens dele porque você já sabe. O que fiz hoje de manhã tinha água de coco, pedacinhos de gengibre, folhas de couve, hortelã, salsinha, brotos de beterraba e limão, é claro. O único ingrediente que não era daqui de casa era a água de coco — o coqueiro é um tantinho grande para o meu espaço. O restante, colhi fresquinho da horta. Prazer sem fim.
O SHOT DA IMUNIDADE
Eu gosto de um chá com mais presença e sabor. Um dos meus favoritos é um delicioso chá de gengibre, cúrcuma, manjericão e pimenta do reino. Para preparar este incrível shot que aumenta a imunidade, você deverá ferver um pedaço de gengibre e de cúrcuma (açafrão da terra). Depois de 10 minutos fervendo, desligue o fogo, coloque um galho de manjericão e moa na hora pimenta-do-reino. A pimenta, rica em piperina, potencializa a curcumina presente na cúrcuma, um antiinflamatório poderoso. Além da imunidade, este chá “desperta” o corpo, aquece a alma e dá uma tremenda disposição para encarar os problemas do dia-a-dia.
A ESPECIALISTA
SILVIA JEHA é herborista e nutricionista formada em 1988. Sócia do Viveiro Sabor de Fazenda, acredita que o contato com a terra é a essência do nutricionismo.